Astro é um astronauta humano, assim logo pensamos. Quando aterrissa em um planeta totalmente novo e desconhecido, carrega consigo a responsabilidade de cumprir uma importante missão, à qual se dedica diariamente com seriedade e comprometimento. Por outro lado, curiosos e atentos, os moradores locais de estranhas formas e tamanhos e cores tão variadas logo se interessam por Astro e passam a querer brincar com o visitante. Um, em especial, de longo pescoço, corpo aparentemente espojoso com manchas solares, quentes, grossas pernas azuis, torna-se seu grande amigo.
Os dois compartilham segredos e descobertas, passeios e aventuras, entendimentos e silêncios, até o dia em que o amigo de Astro se vai. De repente e sem qualquer aviso.
A narrativa em primeira pessoa, escrita e ilustrada pelo espanhol Manuel Marsol, fala sobre vínculos afetivos, o luto e os múltiplos sentimentos que ele nos provoca e, sobretudo, sobre o poder transformador do amor e da amizade. Um livro para dialogar com as crianças sobre momentos difíceis, como despedidas e lutos, que todos enfrentamos em algum momento da vida.
Assim, a história nos lembra da importância de reconhecer e processar sentimentos como raiva, tristeza, frustração e a dor da ausência, para que possamos seguir em frente e, sobretudo, inteiros. Mais do que isso, reforça que esses sentimentos não diminuem a profundidade e a permanência das lembranças que carregaremos para sempre conosco.
As ilustrações, poéticas e impactantes, foram selecionadas para a mostra da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em 2014.