Era uma vez um homem muito rico, orgulhoso, que ostentava joias e caminhava olhando para cima. De tão distraído, acabou caindo no meio do mar. Ele teria se afogado, se não fosse Tommy, a personagem dessa história divertida. Enquanto o homem quer agradecer à criança com uma recompensa em dinheiro, o menino só quer um animal de estimação.
As aventuras de Tommy é um livro publicado em 1929 pelo consagrado autor de ficção científica, H.G Wells, escritor de clássicos como O Homem Invisível e Máquina do Tempo. A história que, em alguns momentos tem um tom moralista, faz referência à diferença de classes entre o homem e seu menino salvador, que se evidencia na descrição do homem rico enquanto aponta que o menino estava no mar pescando tubarões. A questão social também é levantada na escolha da recompensa, pois o homem nunca está satisfeito com os animais que encontra.
A narrativa curta foi escrita e ilustrada pelo escritor britânico, que a desenvolveu acamado, durante a recuperação de uma doença. O desfecho inacabado da história traz um convite ao leitor para continuar as aventuras de Tommy. No final, uma breve e bem humorada biografia de Wells, escrita por Eduardo Bueno, tradutor da obra, que aproxima o leitor criança do ofício do escritor.