<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Alvinho e o presente de Natal
Imagem 1 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal
Ampliar imagem 1 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal
Ampliar imagem 2 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal
Ampliar imagem 3 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal
Ampliar imagem 4 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal
Ampliar imagem 5 da capa do livro Alvinho e o presente de Natal

ALVINHO E O PRESENTE DE NATAL

Texto: Ruth Rocha

Ilustração: Suppa

Editora: Moderna
Desta vez, Alvinho quer ganhar vários presentes de Natal. A expectativa é gigante, ainda que seus pesadelos anunciem o caos.

ALVINHO E O PRESENTE DE NATAL
SINOPSE

Parte da coleção “As aventuras de Alvinho”, este livro traz o protagonista permeado pelos apelos das propagandas de brinquedos que circulam na televisão, que o faz querer tudo o que é anunciado.

Alvinho chega para o pai e diz que precisa ganhar a Bola-Mola, mas Seu Brigagão não lhe dá muito crédito e o lembra da quantidade de bolas que já possui. No dia seguinte, apela para a mãe, mas já com outro brinquedo em mente, agora ele quer muito ganhar o carro de bombeiros com sirene de verdade! Dona Branca, que bem conhece o filho, desconversa e não cai no drama.

Quando chega a época natalina, aí que Alvinho fica eufórico com a possibilidade de ganhar muitos brinquedos. A sua lista de desejos de presentes parece infinita! E a ansiedade em abrir os inúmeros pacotes aguardados é tão grande, que Alvinho tem um terrível pesadelo em que ele precisa se defender dos objetos todos jogados contra ele.

Ainda bem que ele é acordado e pode correr para finalmente abrir o único presente que ganha de sua família. O garoto sente-se aliviado e grato pelo presente, não necessariamente satisfeito.

O texto de Ruth Rocha é acompanhado de ilustrações da artista Suppa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788516067106
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 17 cm x 23.8 cm
Peso: 130 g
Páginas: 32

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir

GÊNEROS

Realismo crítico, Conto

ASSUNTOS

Família, Consumismo, Paternidade, Maternidade, Presente, Surpresa, Mãe, Pai, Natal, Hábitos de consumo, Infância e Mídia, Publicidade, Propaganda, Televisão, Educação dos filhos

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Uol - Sugestão de leitura

SOBRE RUTH ROCHA
Foto do autor Ruth Rocha
Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, foi aluna do autor de&nbsp;Raízes do Brasil, o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Na faculdade conheceu Eduardo Rocha (o “Rocha” da Ruth vem daí), com quem se casou. Viveram juntos por 56 anos, até o falecimento dele, em 2012. Tiveram uma filha, Mariana, inspiração para as primeiras criações da escritora.Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época começou a escrever sobre educação para a revista&nbsp;Cláudia. Sua visão moderna sobre o tema, bem como o estilo claro e próprio, chamaram a atenção de uma amiga, Sonia Robato, que dirigia a&nbsp;Recreio, revista voltada para o público infantil. Certo dia, Sonia fez um convite-desafio para Ruth: em tom de brincadeira, trancou a amiga numa sala, dizendo que só saísse de lá com uma história pronta. Assim nasceu&nbsp;Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas originais e divertidas, todas publicadas na&nbsp;Recreio, que mais tarde Ruth veio a dirigir.A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril. Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Seu estilo direto, gracioso e coloquial, altamente expressivo e muito libertador, ajudou — juntamente com o trabalho de outros autores — a mudar para sempre a cara da literatura escrita para crianças no Brasil. São cinquenta anos dedicados à literatura, e mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Também assina a tradução de uma centena de títulos infanto-juvenis.
leia mais...

SOBRE SUPPA
Foto do autor Suppa
Suppa é ilustradora, artista plástica e escritora de livros infantis.&nbsp;Arquiteta por formação, viveu por 17 anos em Paris. Ilustra textos de literatura infantil para editoras e revistas francesas e brasileiras e trabalha, também, na área de publicidade e da programação visual.Em 2016,&nbsp;Suppa&nbsp;voltou à&nbsp;capital francesa para a exposição Esses Pequenos Laços Entre Nós.&nbsp;A exposição reúne alguns dos seus&nbsp;desenhos, montagens e ilustrações originais.Depois de uma vasta experiência, colecionando mais de 120 livros publicados, publicou o primeiro livro com um texto seu, chamado O nariz de Anaíz. De lá para cá já foram muitos outros mais, inclusive recebendo o Prêmio Jabuti.
leia mais...