<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Alice viaja nas histórias
Imagem 1 da capa do livro Alice viaja nas histórias
Ampliar imagem 1 da capa do livro Alice viaja nas histórias
Ampliar imagem 2 da capa do livro Alice viaja nas histórias
Ampliar imagem 3 da capa do livro Alice viaja nas histórias
Ampliar imagem 4 da capa do livro Alice viaja nas histórias
Ampliar imagem 5 da capa do livro Alice viaja nas histórias

ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS

Texto: Gianni Rodari

Ilustração: Anna Laura Cantone

Tradutores: Silvana Cobucci Leite e Denise Mattos Marino

Editora: Biruta
Primeira coisa: a gente precisa olhar bem a cara de Alice e o que ela faz. Aqueles olhos juntos quase vesgos, aquele nariz tão grande, aquela boca enorme de bochecha a bochecha. Alice tem jeito de ser uma devoradora de histórias... ou não?

ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS
SINOPSE

Nenhuma menina chamada Alice escapa à comparação com aquela outra, aquela que caiu num buraco e foi parar no país das maravilhas, encontrando um mundo de pernas pro ar. A antiga Alice reclamava, numa tarde de verão, que livros sem diálogos nem figuras davam um tédio danado. Esta Alice moderna, numa tarde de chuva, sem programa bom na televisão, muito de má vontade e caindo de sono, pega um velho livro de histórias com figuras e... Acaba caindo nas ilustrações — ou melhor dizendo, na cama da Bela Adormecida no meio do bosque e na cama da vovó de Chapeuzinho Vermelho na cabana, é claro, no meio da floresta.

E o príncipe beijou a princesa? E o lobo devorou a menina? São duas perguntas que o leitor pode se fazer e imaginar o bololô que deu, quando Alice passou a viajar nas histórias atrapalhando justamente o clímax... E como ela fez para pular de uma cama a outra, ou seja, escapar de uma página para outra mais adiante no livro grosso de contos do passado?

Casando com a salada de histórias de Gianni Rodari, vemos as ilustrações picarescas de Anna Laura Cantone mostrando a Aurora mais zoró do que bela, o desejo do lobo de fazer um superlanche de Alice no forno micro-ondas e até mesmo uma mistura cor-de-rosa do gatinho de Cheshire com o Gato de Botas, na terceira história onde a menina-leitora se mete. E qual o caminho, depois da bagunça, para voltar para casa? Aceita uma maçã, ou você acha que também irá dormir?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2007
País: Itália
ISBN: 9788588159792
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 21 cm x 29.7 cm
Peso: 150 g
Páginas: 32

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Argumentação

PRÊMIOS

Láurea Altamente Recomendável FNLIJ

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir

GÊNEROS

Livro ilustrado, Narrativa acumulativa, Conto

ASSUNTOS

Tédio, Livro, Lobo, Princesa, Humor, Leitura, Intertextualidade, Releitura, Chapeuzinho Vermelho, Personagens

Foto do autor Gianni Rodari
Gianni Rodari é jornalista, poeta e escritor italiano, especializado em livros de literatura para crianças, muitas vezes combinando o ponto de vista travesso e infantil com antigas histórias que fazem parte do repertório de qualquer leitor. A esse jeito de escrita ele denomina “salada de histórias” como uma maneira de convocar a participar da criança na recriação de textos, sejam eles os mais tradicionais, sejam também o livro que tem em mãos. Gianni Rodari, no entanto, é autor de histórias originais que se alinham entre contos anedóticos e o ensinamento proveitoso (mas leve) das fábulas, oferecendo uma visão de mundo sempre divertida e correta. A lista de seus prêmios parece curta, mas muito consistente: Prêmio Prata 1960, pela obra Canções de céu e terra; os prêmios Castello e Rubino, em 1965, e o único autor italiano a ganhar o Hans Christian Andersen, em 1970, com As canções do cavalo que fala. Em 1973, Rodari publicou o livro Gramática da Fantasia, um ensaio de pedagogia, que expõe em capítulos curtos os diferentes caminhos para inventar histórias com a participação do público infantil, a partir de sua vasta experiência com crianças em escolas, oficinas de humor e com a escrita literária ligeira.
leia mais...

Foto do autor Anna Laura Cantone
Anna Laura Cantone é uma expressiva ilustradora e escritora italiana que, no início de sua carreira trabalhou para revistas infantis, tendo se especializado em ilustração para crianças através do Istituto Europeo di Design, em Milão. Desde então, seu trabalho está presente em várias editoras ao redor do mundo.O mundo da Infância, 2003, recebeu o Prêmio Andersen de Melhor Livro para Crianças. Além disso, teve trabalhos selecionados pela Feira de Livros de Bolonha em 2002 e 2004, e também pela Bienal de Ilustração de Bratislava, em 2003.
leia mais...