Abril é um peixe vermelho, muito vermelho, bastante curioso e astuto. No seu pequeno aquário está sempre sozinho, mas acompanhado de grandes questões para pensar e sonhos a realizar. Deseja explorar o mundo para além do aquário onde vive, porém para isso vai precisar da ajuda até do gato, seu histórico predador.
Apresentando a dor e o sofrimento do protagonista, a autora traz um texto envolto em humor sagaz, cheio de singularidades, imagens potentes e pitadas de suspense provocadas pelas frases curtas que por vezes são interrompidas; a escritora e ilustradora francesa Marjolaine Leray cria inúmeros cenários com situações engraçadas e questões pujantes para demonstrar a busca contínua do peixinho Abril em dar sentido à sua existência.
Com um estilo e traço inigualável, letras do texto feitas a mão e desenhos a lápis e giz de cera, características que aproximam as questões de Abril ao leitor, Leray nos faz embarcar e acompanhar de perto os intentos e sonhos de Abril para mudar o seu destino, seja domando feras selvagens ou se transformando em pirata.