Na pequena e distante Wirani, vivia uma rainha muito sábia e poderosa. Seus súditos respeitavam o que ela determinava e a amavam por tomar suas decisões sempre com muita sabedoria. Um dia, um feiticeiro despejou uma substância misteriosa na única fonte de água da cidade e, a partir de então, todos começaram a ficar loucos… Ou, melhor, começaram a chamar a rainha de louca!
Lançamento exclusivo para as famílias do Clube Quindim, o provocante livro ilustrado de Anabella López é uma ampla e profunda narrativa que pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes. Comecemos pelo projeto gráfico que nos ajuda a embarcar de corpo e alma na viagem a Wirani. As cores contrastantes, as figuras inesperadas e os variados recortes merecem mais de uma leitura contemplativa, com o máximo de atenção.
A narrativa nos leva, sobretudo, a refletir sobre como as mulheres costumam ser chamadas inadvertidamente de loucas ou desequilibradas sempre que vão contra o que se espera delas. Teve filhos antes de casar? Louca. Saiu do emprego para cuidar das crianças? Louca! Não quer ter filhos? Louca! Louca! Louca!
Enquanto a própria autora fala sobre as relações entre o poder, o feminino e a loucura como inspiração, também podemos pensar sobre a cultura do cancelamento e a produção de fake news.