<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > A maior flor do mundo
Imagem 1 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 1 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 2 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 3 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 4 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 5 da capa do livro A maior flor do mundo
Ampliar imagem 6 da capa do livro A maior flor do mundo

A MAIOR FLOR DO MUNDO

Texto: José Saramago

Ilustração: João Caetano

Um dos maiores escritores de todos os tempos, José Saramago, se dispõe a conversar com crianças e leitores de todas as idades a respeito de um conto que está em sua cabeça, mas não encontra palavras para deitá-lo ao papel.

A MAIOR FLOR DO MUNDO
SINOPSE

Inventar, contar e escrever uma história são três atividades bastante diferentes, porém poucas pessoas entendem isso, como também são momentos diferentes viver uma leitura, aventurar-se com os personagens ou então resumir os fatos passados no ambiente da ficção. Pois bem — estar dentro e fora do texto: são estas as preocupações de José Saramago, ao escrever e quase contar um conto sob o título A maior flor do mundo.

Logo no início, o autor se coloca frente aos leitores como um pessimista, talvez fracassado narrador de histórias para crianças, compartilhando a dificuldade que tem para encontrar as palavras, o tom e o ritmo certo das frases para conduzir um leitor tão especial no embalo de seu enredo. De sua confissão, o personagem principal, o conflito, a trama, umas poucas ações vão sendo descritas. Este Saramago faz um resumo da história que pretende contar...

No entanto, ao término do livro, resta uma sensação de termos lido duas ou mais histórias: a desventura de um escritor em sua mesa de trabalho e o grande feito épico de um menino numa aventura que ainda não foi escrita! Como pode? Este é um jogo literário que apresenta ao pequeno leitor ou o leitor mais experiente às tramas da meta-ficção. Nesta teia de possibilidades, vale prosa e vale poesia, também vale a ilustração do livro feitas por João Caetano, em 2001, para juntarmos as pistas e desvendarmos o mistério.

Quer saber o milagre que saiu das mãos do menino para fazer-se herói de sua aldeia? Leia com atenção o poema contido no meio do texto de Saramago, de alto a baixo, do último verso ao primeiro: sinta que é como se descêssemos e subíssemos uma montanha... Veja também ao lado da escrivaninha do escritor a luminária acesa com pétalas que são pedaços de um mapa. É divertido e poético tramar e retraçar caminhos de leitura por entre as páginas de um livro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2001
País: Portugal
ISBN: 9788574061160
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.3 cm x 20.4 cm x 27 cm
Peso: 150 g
Páginas: 32

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Repertório Cultural

PRÊMIOS

Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se emocionar

GÊNEROS

Livro ilustrado, Metaficção, Livro sem idade

ASSUNTOS

Arte, Coragem, Ofício de Escritor, Caminho do herói, Altruísmo, Esforço, Autoficção, Criação literária, Generosidade, Jornada, Determinação, Esperança, Paciência

Foto do autor José Saramago
José Saramago é um dos mais importantes escritores de língua portuguesa, detentor do Nobel de Literatura 1998 e do Prémio Camões 1995, famoso por seus livros de literatura adulta. Em 2001, publicou um texto para crianças — A maior flor do mundo — que ficou mais de vinte anos guardado em seus arquivos e gavetas. Suas memórias de infância são apresentadas no conto O silêncio da água, publicado em formato de livro em 2011.
leia mais...

Foto do autor João Caetano
João Caetano é um artista moçambicano que frequentou o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, interessando-se primeiramente por desenhos animados e, desde 1981, por livros ilustrados.As histórias em quadrinhos e o cartoon humorístico são pilares de sua formação como ilustrador. Dentro das técnicas que utiliza, a pintura acrílica e o óleo sobre papel ou tela, além da colagem, são predominantes. Também possui trabalhos em grafite, pastel e tintas.Participou de catorze exposições, coletivas e individuais, e conta com mais de 10 obras publicadas. Com A maior flor do mundo, em 2001, ganhou o Prêmio Nacional de Ilustração, designado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal.
leia mais...