Zorbas é um gato preto, grande e gorducho, que vive em uma casa no porto de Hamburgo. Quando seus humanos saem para uma viagem de férias, Zorbas anseia por dias de paz e tranquilidade em que possa deitar à vontade nas poltronas e nas camas da casa, além de sair para a sacada, subir no telhado e dar uma voltinha para encontrar outros felinos da vizinhança. O que acontece é que a vida tinha planos diferentes, e não foi nada disso o que aconteceu.
Não muito longe dali, uma gaivota de penas prateadas chamada Kengah, integrante da revoada do Farol da Areia Vermelha, foi pega por uma mancha de petróleo durante um mergulho no mar em busca de alimento. Com o corpo quase totalmente tomado pela substância pegajosa, a gaivota sabia que suas forças não durariam muito tempo. Fez um esforço imenso para conseguir voar até a terra, onde encontrou ninguém menos do que Zorbas, o gato.
Kengah colocou seu último ovo, numa declaração de amor pela vida — e esse ovo Zorbas prometeu não comer, mas também cuidar e proteger até que a pequena gaivota nascesse para, depois, ensiná-la a voar.
A obra de Luis Sepúlveda que, nesta edição, ganha ilustrações de Satoshi Kitamura, é uma fábula que traz mensagens importantes sobre amizade, honra, o valor da palavra e dos compromissos assumidos; também fala sobre a importância da solidariedade, da empatia, da cooperação e do respeito pelas diferenças e da harmonia entre todos.
Um livro atemporal e inesquecível, para ler junto com as crianças e (re)aprender, junto com elas, sobre como a vida pode ser surpreendente.