<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > A festa no céu
Imagem 1 da capa do livro A festa no céu
Ampliar imagem 1 da capa do livro A festa no céu
Ampliar imagem 2 da capa do livro A festa no céu
Ampliar imagem 3 da capa do livro A festa no céu
Ampliar imagem 4 da capa do livro A festa no céu
Ampliar imagem 5 da capa do livro A festa no céu

A FESTA NO CÉU

Texto: Angela Lago

Editora: Melhoramentos
Vai acontecer uma festa no céu e os animais sem asa estão chateados por não poderem ir, mas uma tartaruga vai encontrar uma forma perspicaz de participar!

A FESTA NO CÉU
SINOPSE

Nesta fábula do folclore brasileiro, revisitada por Angela Lago, quem narra a história são os bichos que não possuem asa. Tem uma festa programada para acontecer à noite no céu, mas nenhum deles poderá ir. No entanto, uma tartaruga decidiu participar do evento. Imediatamente, todos os animais caçoam dela.

Sem falar nada, bem discretamente, a tartaruga põe em prática um engenhoso plano para fazer parte do festejo, sem precisar ter asas para voar. Assim que chega no alto do céu, a surpresa é geral. Ao ser indagada, a tartaruga responde matreiramente que viera voando e sai rebolando, cantando e sambando. Como ela fez para chegar ao céu, os pássaros só descobririam na viagem de retorno à terra... e, lá do alto, o Urubu-rei decide lançá-la abaixo e o casco da tartaruga, que era lisinho, fica todo quebrado.

As ilustrações de Angela Lago apresentam informações que vão além da narrativa verbal. O enquadramento das imagens é aberto e abarca diferentes acontecimentos em uma única cena, além de permitir ficar visível o contorno curvo do planeta terra.

Parte da tradição oral, esta narrativa possui outras versões. Em uma delas, em vez de ser a tartaruga a participante surpresa, é um sapo quem vai à festa. Na volta, quando ele cai, rasga a boca e fica com os olhos esbugalhados. A Festa no Céu é uma fábula com ares de anedota, mas também pode ser considerada um conto etiológico, pois explica a origem da aparência desses animais, dando destaque também à solução inteligente ao grande desafio das protagonistas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 1994
País: Brasil
ISBN: 9788506056080
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.3 cm x 20.9 cm x 26 cm
Peso: 160 g
Páginas: 32

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural

TIPOS DE LEITURA

Para se divertir

GÊNEROS

Livro ilustrado, Fábula e história de animais, Livro sem idade, Conto folclórico

ASSUNTOS

Música, Folclore, Animais, Astúcia, Tradições brasileiras, Festas populares, Bullying, Artimanhas, Pássaros, Alegria, Esperteza, Festas e festejos, Dança, Jabuti ou Tartaruga

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Sacada de Mãe | Resenha

Foto do autor Angela Lago
Angela Lago nasceu em Belo Horizonte. Com três anos, começou a desenhar e nunca mais parou. Rabiscava as paredes da casa, e até o piso do pátio, pois não havia papel que bastasse. Foi um alívio para todos quando o computador foi inventado e ela passou a usar a tela virtual, onde faz seus desenhos, seus livros e as animações do seu site.Uma das mais prestigiadas autoras brasileiras, com inúmeros prêmios aqui e no exterior, Angela Lago tornou-se responsável pela feição mais divertida e generosa dos livros mais inventivos que temos à disposição para leitores de todas as idades.
leia mais...