Ao longo do livro, vamos conhecer vários integrantes dessa família bem diferente, como a Telma TV, as gêmeas Carla e Cláudia Cadeira e o Estênio Estante. A personalidade de cada personagem é influenciada pelas funções da mobília na casa. A Josefina Abajur, por exemplo, irradia alegria quando acende a luz, e o Sérgio Sofá tem o sono muito leve.
Esta história nonsense é uma grande brincadeira que estimula a criatividade e pode extrapolar o livro. A artista plástica e escritora Tatiana Blass rompe as barreiras entre a ilustração narrativa dos livros — que alguns consideram uma arte menor — e as artes plásticas. Com muito humor e a partir de um olhar fantástico a que os pequenos estão muito mais acostumados, ela transita entre a realidade e a fantasia e cria personagens divertidos e que dão o que pensar.
Os pequenos — e os grandes, por que não? — vão adorar criar os personagens da família mobília na sua própria casa. Depois de ler esse livro, ninguém mais vai olhar para a casa do mesmo jeito.