O Mágico de Oz é uma história que vem sendo contada de muitas maneiras, há muitos anos e ainda assim não perde seu encanto. Publicado pela primeira vez em 1900, o livro de autoria de Lyman Frank Baum relata as aventuras vividas por Dorothy e seu cachorro Totó. Ela é uma menina esperta e alegre que vive com os tios no cinzento estado do Kansas, no centro-oeste dos Estados Unidos. Um dia, um ciclone arremessa tudo o mais pelos ares; a protagonista e o cãozinho não conseguem se proteger a tempo e são levados, junto com a casa, para a feérica terra de Oz.
Chegando lá, Dorothy descobre que herdou sapatinhos mágicos de uma certa Bruxa Má do Leste, e que apenas o misterioso Mágico de Oz será capaz de ajudá-la a voltar para o Kansas. Durante a jornada, além da companhia do fiel Totó, a menina conta também com o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde.
A escrita sensível e cativante de Baum retrata com delicadeza o surgimento do protagonismo feminino nas histórias. As ilustrações originais da época presentes nesta edição, ainda que pontuais, ajudam a transportar o leitor para o universo mágico do livro. E tudo isso, em conjunto, nos ajuda a pensar sobre como é universal e atemporal a busca por qualidades, valores e sentimentos que sempre estiveram dentro de nós mesmos.