Seleções > Conversas de vaga-lumes

CONVERSAS DE VAGA-LUMES

Texto: Maria da Betania Galas

Ilustração: Maria da Betania Galas

Editora: ÔZé
Nesta história de contrastes e de empatia, que poderia ocorrer em qualquer capital brasileira, mundos socioeconômicos distintos se encontram e fazem laço por meio de dois garotos.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Dois garotos de realidades sociais opostas protagonizam uma história muito comum nas grandes cidades brasileiras. No alto de um luxuoso prédio, moram Pedro e uma solidão desconcertante, amenizada pela presença de Francisco, o motorista de sua mãe que pouco permanece em casa. E, embaixo das vistas, Peu vive com a sua família em uma comunidade banhada por afetividade, trabalho e descobertas.

Um encontro inusitado entre os dois desperta o interesse de Pedro em se aproximar do mundo para além dos portões do seu edifício, mesmo contra a vontade de sua mãe. E um laço se faz, iluminado por lanternas, como vaga-lumes no meio da noite.

Faz toda a diferença manusear o livro aos poucos e sentir este projeto gráfico, de Raquel Matsushita. A artista cria um belo fundo para as cenas se desenrolarem, e não poupa sofisticação e cuidado em torno da obra de Maria da Betania Galas. As ilustrações de Betania utilizam elementos variados entre desenho e colagem, caracterizando a narrativa urbana.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788564571426
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 17 cm x 0.5 cm
Peso: 250 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Realismo crítico, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Família, Protagonismo negro, Solidão, Cotidiano, Amizade, Representatividade, Cidade, Preconceito, Diferenças sociais, Avó, Moradia e habitação, Favela, Projeto de vida, Cidades brasileiras, Prédio, Apartamento, Inclusão social
SOBRE MARIA DA BETANIA GALAS
Foto do autor Maria da Betania Galas
Artista plástica, cenógrafa e arte-educadora. Faz parte do coletivo de arte Trans-ver, em São Paulo. Atua em áreas diversas como ação educativa em museus, o ensino e a orientação pedagógica em escolas e a publicação de livros e artigos sobre arte e educação em instituições com Museu Afro Brasil, Escola Viva, revista Carta Escola, Editora Paulus e Editora Salamandra. 
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49