Seleções > Caderno de rimas do João

CADERNO DE RIMAS DO JOÃO

Texto: Lázaro Ramos

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: Pallas
Ao aprender rimar, João cria um caderno com palavras escolhidas a dedo para escrever poemas repletos de referências culturais afro-brasileiras a partir de um olhar sensível e curioso.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

João aprende a rimar com a sua prima Bela e começa a combinar as palavras sem dar limite à imaginação. A criatividade de seus poemas está na liberdade com que escreve. Em seu processo criativo, tem rimas fáceis e outras mais desafiadoras, como durex, em que só surge na mente do menino Tiranossauro Rex.

Além de criativo, João é curioso. Se questiona sobre como surgiu a rima e porque não tem capoeira nas olimpíadas. Encantado com as possibilidades de escrita, decidiu falar tudo rimando e foi assim que deu início ao seu caderno. Escolheu várias palavras para poder rimar: começar, mãe, segredo, Gilberto Gil, saudade, autoestima, livro, acaso...

Do universo familiar aos temas sociais, o livro aborda o futuro, os amigos, o estudo, a cultura popular, a resistência e a inserção no mercado de trabalho. Os poemas são espontâneos e apresentam a visão de mundo de um menino ávido pela vida e pelo conhecimento, que compreende e respeita a diversidade, e que reconhece a força das relações, além de revelar seus medos e dificuldades. João expressa um olhar sensível e faz referências a vários elementos da cultura afro-brasileira.

A partir da leitura dos poemas, é possível perceber o ritmo e a musicalidade que fazem alusão ao rap e ao slam. Com pigmentos naturais e material reciclado, as ilustrações remetem aos registros rupestres, ancestrais e étnicos.

Os livros "Caderno de rimas do João" e "Cadernos sem rimas da Maria" foram inspirados nos filhos do autor, João Vicente e Maria Antônia. Alguns dos poemas viraram música no álbum Viagens da Caixa Mágica, projeto musical de Lázaro Ramos com parceria dos músicos Jarbas Bittencourt e Heloísa Jorge.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788534705332
DIMENSÕES E ACABAMENTO
25.2 cm x 20.8 cm x 0.3 cm
Peso: 200 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Poesia
ASSUNTOS
Família, Diversidade, Protagonismo negro, Empatia, Amizade, Criatividade, Arte, Morte, Representatividade, Cultura negra, Diversidade cultural, Religiosidade, Criação literária, Respeito, Acaso, Aprendizado, Cultura africana, Perdão, Poesia
SOBRE LÁZARO RAMOS
Foto do autor Lázaro Ramos
Ator, diretor, apresentador e autor. Em 1994, entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Marcio Meirelles e formado por atores negros, em Salvador. Participou de mais de 14 espetáculos, incluindo o sucesso de público e crítica a peça "A Máquina", de João Falcão. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho. Em Sabor da Paixão, em 2000, contracenou com Murilo Benício e Penélope Cruz, uma comédia da diretora venezuelana Fina Torres. Lázaro publicou as obras infantis A Velha Sentada, O Caderno de Rimas do João e Caderno Sem Rimas da Maria. Embaixador da Unicef, é um dos criadores do projeto Ler é Poder, de estímulo à leitura em Salvador, na Bahia.
leia mais...
SOBRE MAURICIO NEGRO
Foto do autor Mauricio Negro
Artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. É membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49