Um motoqueiro bate na porta, na manhã do primeiro dia do ano, com uma caixa sem remetente. Dentro dela, um pinguim. A família fica surpresa, claro, mas acha a situação interessante e divertida também. O problema mesmo é quando os dias vão passando e mais pinguins vão chegando... A família não sabe mais onde e como acomodá-los, alimentá-los e, muito menos, como lidar com o cheirinho nada agradável de uma casa infestada pelas aves.
O alegre livro da dupla Jean-Luc Fromental e Joëlle Jolivet oferece diversas e importantes oportunidades para o pequeno leitor e para os adultos que o acompanham. Primeiro, por se tratar de um numerário, ou seja, um livro que tem os números como seu principal foco e buscam estimular o leitor a contar. Segundo, por oferecer alguns desafios envolvendo multiplicação e divisão, o que pode ser bem estimulante para os leitores que já começaram a estudar as operações matemáticas na escola.
Por fim, retrata com humor e leveza o aquecimento global, as mudanças climáticas e a biodiversidade, assuntos muito sérios e importantes que precisam também ser abordados com as crianças. É possível conscientizá-las e ajudar a construir uma relação positiva com as ciências e com a necessidade de preservação e proteção da natureza e animais.
As ilustrações merecem destaque, especialmente quando a casa já está tomada por pinguins. Vale observar o que cada um deles está fazendo ao longo das páginas. Prepare-se para bons momentos de diversão!