meninas e meninos a brincar de boneca?

por que incentivar

A separação entre brinquedos considerados de meninas e de meninos é visível nas prateleiras da maioria das lojas do país. Mas quem dita o que é de menina ou de menino na hora de brincar? 

Especialistas ressaltam a importância de desmistificar a ideia de que existem brinquedos para meninas e meninos e avisam: brincar de boneca é bom para todo mundo!

OS BENEFÍCIOS DA BRINCADEIRA

Uma pesquisa feita pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, em 2020, demonstrou como brincar de boneca ajuda as crianças a desenvolverem habilidades emocionais, como a empatia, por exemplo. 

O estudo revelou que, enquanto interagiam com as bonecas, as crianças analisadas tendiam a falar com mais frequência sobre seus próprios pensamentos e sobre “as emoções do brinquedo”, se colocando no lugar do outro, como num exercício de empatia.

Os pesquisadores perceberam que as bonecas conseguiam fazer algo que outras brincadeiras, como jogos eletrônicos, não fazem: ajudam a ativar regiões cerebrais associadas ao processamento de habilidades sociais.

“É uma brincadeira que só tem pontos positivos. O menino que brinca de boneca vai aprender a cuidar bem de outras pessoas, porque para eles a boneca é a representação de outro ser humano”, explica a pedagoga Carolina Senra. 

Crédito: Globo/GQ

“Por isso, um menino que cuida de uma boneca vai se tornar um homem mais cuidadoso, um melhor pai ou cuidador, e um adulto responsável pelas tarefas domésticas. Brincar de boneca ajuda a criar homens mais funcionais”.  

Crédito: Globo/GQ

REPRESENTATIVIDADE

Segundo pesquisa da campanha “Cadê Nossa Boneca?”, divulgada em 2020 pela organização social Avante, apenas 6% de todas as bonecas fabricadas no país são negras.

E justamente por que as crianças veem as bonecas como uma representação da realidade é fundamental que as empresas que fabricam os brinquedos fomentem a diversidade e a inclusão — elas podem se tornar aliadas na construção de um pensamento livre de preconceitos desde a infância. 

Leia a matéria completa sobre brincar de boneca