MÉTODO MONTESSORI

Como ele incentiva a autonomia da criança e formas simples de aplicá-lo

Criado por Maria Tecla Artemísia Montessori, é um método de educação autodirigida. A criança encontra seu próprio ritmo de aprendizagem, tem mais autonomia, e o adulto participa desse processo como um guia, sem interferir de forma excessiva

O QUE É

O Método Montessori foi idealizado para aplicação em escolas, entretanto, como ele traz vários benefícios, muitas pessoas buscam aplicá-lo em casa. Se você pretende fazer isso, temos 5 dicas para ajudar.

MÉTODO MONTESSORI EM CASA

Para que a crianças tenha autonomia em casa, é preciso que ela tenha acesso aos objetos de que ela precisa. E, para isso, você não precisa comprar toda uma mobília específica para cada ano de vida da criança. Muitas vezes, escadinhas e banquinhos já resolvem grande parte das demandas.

PREPARE O AMBIENTE PARA A CRIANÇA

1

Essa metodologia pretende incentivar os pequenos a seguir seus próprios ritmos e fazer suas próprias descobertas. Por isso, o Método Montessori recomenda que cuidadores evitem falar "não" e impedir as atividades das crianças , com a exceção, é claro, de casos em que elas correm algum perigo.

EVITE FALAR "NÃO" POR INSTINTO

2

Há muitos brinquedos com propostas montessorianas que podemos encontrar no mercado. Mas você também pode praticar o método permitindo que seu pequeno explore os ambientes onde convive, sem censura, para fazer suas descobertas e construir seu repertório.

ESTIMULE A CRIATIVIDADE

3

Calçar e amarrar os próprios sapatos, escovar os dentes, escolher as roupas que irá usar, permitir que seu pequeno faça tudo isso ajuda a incentivar sua autonomia. Além disso, você pode incluir o pequeno nas tarefas domésticas, dependendo de sua idade, deixando que ele lave louças de plástico, por exemplo.

INCENTIVE A AUTONOMIA

4

Muitas vezes, ficamos ansiosos para que a criança comece a andar de bicicleta ou a ler, mas cada criança tem seu ritmo, e o Método Montessori pede que deixemos as crianças os seguirem de forma muito natural.

RESPEITE O RITMO DA CRIANÇA

5