8 livros infantis para

discutir questões

de gênero

Super

Escrito e ilustrado pelo premiado Jean-Claude Alphen, Super traz uma história potente. Sob o olhar de uma criança, temas como a questão de gênero e a idealização da figura paterna estão no centro desta narrativa.

O monstro monstruoso da caverna cavernosa

Com um conto muito divertido sobre monstros, princesas, príncipes e ... sorvetes!, a autora Rosana Rios nos mostra que não precisamos ser o que nos é determinado, com uma história sobre aceitação de si mesmo.

Uma menina vê uma bola cair em cima da árvore. Ao tentar avisar onde está, tem dificuldade de se fazer ser ouvida, já que os meninos falam muito mais alto do que ela.

Fala baixinho

Todos os gêmeos são idênticos? Todos os irmãos têm gostos parecidos? Desfazendo estigmas e estereótipos, este livro reforça o respeito às individualidades pessoais.

Mochila

A premiada artista Anabella Lopez apresenta uma versão ainda mais aterrorizante do clássico conto Barba Azul, de Charles Perrault. O seu Barbazul é angústia em cada detalhe, até mesmo quando há flores.

Barbazul

Na aldeia indígena dos Enauenê-Nauê, os papéis sociais tão bem definidos fazem uma menina repensar o seu gênero por não se identificar com as atividades que as mulheres desempenham.

Minha família Enauenê

A realização dos sonhos é delicadamente tramada nessa história com fios de amor, possibilidades e recomeços. Marina Colasanti teceu magistralmente um manto de palavras que nos fará refletir e emocionar.

A moça tecelã

A bolsa amarela

Por quanto tempo devemos guardar nossas vontades? Até que elas se tornem pesadas para levar pela vida afora ou virem nossa história de verdade?