Ícone do site Revista | Clube Quindim

O que é flip book? Conheça mais sobre o formato e veja como fazer um

o que é flip book e aprenda como fazer um

Veja o que é flip book e aprenda como criar um em casa!

Mesmo que você não saiba o que é um flip book, com certeza já deve ter visto um. Eles são aqueles livrinhos (no diminutivo mesmo, pois a maior parte deles são pequenos no formato!) que quando folheados rapidamente com o polegar criam um curto desenho animado.

Eles surgiram lá no século 19, entre a passagem da fotografia para o cinema, quando o inglês John Barnes Linnett patenteou sua invenção com o nome de Kineograph (“moving picture” ou imagem em movimento) e apesar de não ter um nome oficial em portugês, já ganhou muitas variações: livro animado, cinema de bolso, animação de bolso, cinema de polegar, entre outros. Eram feitos inicialmente com desenhos, mas logo passaram a usar também fotografias e depois surgiram máquinas que, usando manivelas, facilitavam a visualização das animações.

Mas como funciona um flip book?

O flip book tem o princípio da animação quadro a quadro, também chamado de folioscópio, que é um princípio aplicado até hoje em animações 2D profissionais. Ou seja: uma sequência linear de imagens em que cada uma delas tem um leve deslocamento e, se olhadas individualmente, estão completamente paradas. Acontece que quando viramos as páginas rapidamente, elas realmente parecem estar se movendo e, assim, narram uma história com a participação ativa de quem está com aquele objeto em mãos.

Eles podem ter poucas ou muitas páginas, dependendo de como vai ser a história contada. Existem até flips para canhotos e outros que podem estar no meio de um livro como um suporte para uma explicação. Alguns manuais antigos de esporte, inclusive, adotavam essa técnica para mostrar como deveriam ser os movimentos dos atletas!

Até hoje existem festivais exclusivos para esse formato, como o Festival do Livro Animado, que acontece anualmente na Alemanha e tem como prêmio máximo o Polegar de Ouro. É ou não é o melhor nome para o prêmio?

Agora que você sabe bem o que é flip book, que tal criar um?

A vantagem aqui é que não precisa saber desenhar e os materiais são tão simples que todo mundo tem em casa! Ainda assim, o resultado é pura magia.

Você vai precisar de:

Como fazer um flip book?

Primeiro, vamos pensar qual será a sua história. E o seu personagem? Pode até ser um boneco de palitinho!

Comece pela última página, assim, quando você colocar a folha vazia em cima vai conseguir enxergar o desenho embaixo.

A dica aqui está em reproduzir cada desenho de forma parecida, mas ainda assim com alguma diferença entre eles. A cada nova página, o desenho deve mudar um pouquinho. Ele pode se deslocar para os lados ou para cima, por exemplo. Se você estiver desenhando um personagem, ele pode até mover os braços.

Conheça o flip book enviado pelo Clube Quindim

No mês de dezembro, o Clube Quindim enviou para os seus assinantes um flip book como lançamento exclusivo. Mas é um flip book bastante único: O menino que virou chuva mistura o flip book com álbum ilustrado e contra a história de um menino que, de tanto chorar, virou chuva. Você pode conferir um pouco mais sobre essa obra incrível em nosso canal do YouTube!

Sair da versão mobile