Ícone do site Revista | Clube Quindim

A importância de manter um diálogo aberto com pré-adolescentes

Diálogo aberto com pré-adolescentes

Vai chegando a pré-adolescência e pais e cuidadores já começam a pensar sobre os possíveis momentos de conflitos que esse momento costuma gerar. Essa fase de transição entre a infância e vida adulta vem cheia de mudanças, tanto físicas como comportamentais. A maneira como nossos filhos e filhas lidam com questões sobre o mundo também muda e quem está no convívio pode sentir essa alteração.

O fato é que a comunicação entre pais e filhos pré-adolescentes precisa ser mais compreensiva. Não é incomum ver cuidadores reclamando da fase, dizendo que é impossível manter um diálogo aberto, mas, antes, é preciso se atentar a um fato importante: você está disposto a ouvir o que seus filhos têm a dizer? A pergunta relaciona a uma resposta e a um lugar não confortável, já que os pré-adolescentes podem ter apenas uma opinião diferente dos pais – o que, para muitos, se torna conflitante.

Pensar diferente é normal. Com tanto acesso a informações e com círculos distintos de amizades, os filhos vão criar suas próprias percepções sobre o mundo, muitas vezes diferentes das suas, mas não quer dizer que, por isso, sejam erradas. Estar disponível para escutar atentamente e dialogar com respeito são as maneiras mais seguras e certeiras para entender a fase pré-adolescência.

Esteja ao lado, apoie e trabalhe para manter o diálogo aberto

Talvez você nem se lembre sobre suas dúvidas e confusões dessa fase, mas certamente isso aconteceu. Então, tente deixar o momento mais simples e compreensível possível, permitindo que seus filhos e filhas abram-se para o diálogo e confiem em você. Veja algumas dicas:

Sair da versão mobile