Ícone do site Revista | Clube Quindim

Explicando para as crianças: quais são os impactos do desmatamento?

desmatamento

As árvores vão sumindo, os animais perdem sua morada e sua fonte de alimentos, as pessoas que habitam as florestas e vivem de sua matéria-prima sofrem, bem como o resto dos habitantes do planeta. O desmatamento tem consequências sérias, e esse panorama inspira um dos livros deste mês da seleção do Clube Quindim: Cadê os bichos?. Na obra de Cris Eich, mãe e filha passeiam na floresta para visitar os animais típicos da fauna brasileira, mas, com as intervenções do homem, vão perceber que os habitantes nativos desse ecossistema se tornaram raros.

Conversar com os pequenos sobre assuntos como o desmatamento é essencial para criar gerações mais cidadãs e conscientes da importância de se preservar a natureza. Para ajudar as famílias nessa tarefa, abordamos alguns fatores relacionados ao desmatamento da natureza. Confira:

O tamanho do problema

Hoje, as florestas representam 30% da área de todo o mundo. Essa porção, entretanto, está desaparecendo: só entre 1990 e 2016, perdemos 1,3 milhões de quilômetros quadrados de florestas, de acordo com dados do Banco Mundial – uma área maior do que a da África do Sul. Além disso, no começo do século 20, a área florestal da Terra era de 50 milhões de quilômetros quadrados, e atualmente é de menos de 40 milhões de quilômetros quadrados. Uma perda enorme!

Onde estão os animais?

A morte de animais e a consequente extinção de espécies estão entre os principais efeitos do desmatamento. Segundo dados da WWF, 80% das espécies terrestres vivem em florestas, dependem de sua manutenção. Quando consideramos as florestas tropicais, a relação com as espécies animais é ainda mais intensa. Apesar de esse tipo de floresta ocupar só 2% da superfície terrestre, ele abriga quase 50% de todas as espécies animais e vegetais.

Aquecimento global

O problema do aquecimento global, que leva a um aumento de temperatura média dos oceanos e da atmosfera terrestre por conta da emissão de gases de efeito estufa também tem relação com desmatamento. Como as árvores capturam carbono da atmosfera, ajudam a neutralizar esses gases nocivos. Dessa maneira, as florestas atuam como uma espécie de zonas armazenadoras de carbono. Por outro lado, quando as florestas são queimadas, liberam o carbono que estavam armazenando.  

A economia também perde

As florestas fornecem uma série de matérias-primas importantes, e há muitas maneiras de utilizá-las de forma responsável. Hoje, mais de 13 milhões de pessoas ao redor do mundo trabalham no setor florestal e outras 41 milhões têm empregos relacionados a esse segmento. Toda essa gente depende financeiramente da manutenção das florestas, gerando renda com seu trabalho também. Com o desmatamento, elas perdem seu sustento, o que impacto no mercado.

Lançamento exclusivo do Clube Quindim fala sobre o desmatamento

Autora: Cris Eich
Editora: Bamboozinho

Cadê os bichos?

Cadê os bichos? é uma obra que fala com leitores de diferentes idades. A autora apresenta a diversidade da natureza brasileira por meio de um jogo de esconde aparentemente inofensivo, que desperta ao final grande reflexão sobre o modo como lidamos com a fauna e a flora em nosso país. Esta obra não traz apenas elementos comuns aos livros para bebês – as preposições de lugar e animais – mas também apresenta animais característicos de nossa fauna, que muitas vezes, por conta da colonização cultural que sofremos, não fazem parte da cultura e do repertório da primeira infância. O livro foi um lançamento exclusivo do Clube de Leitura Quindim em parceria com a editora Bamboozinho.

Sair da versão mobile