Ícone do site Revista | Clube Quindim

Criança com fome a todo momento: o que fazer?

criança com fome

Criança com fome a todo momento? Saiba o que pode estar acontecendo se o seu pequeno sente muita fome e o que você deve fazer.

Para lhe ajudar a entender sobre o assunto, o Clube Quindim separou então dúvidas interessantes sobre o tema. Capazes de esclarecer algumas questões que podem estar em sua mente. Dá só uma olhada:

Toda criança precisa comer a mesma quantidade?

Não. Devemos entender que nem todas as crianças possuem as mesmas necessidades nutricionais, da mesma forma que acontece com os adultos.

Imagine algum amigo que tenha aproximadamente o mesmo porte físico que o seu. Entretanto, mesmo que vocês sejam parecidos, é provável que um sinta mais fome do que o outro, o que é perfeitamente normal. Afinal, essa é uma questão bastante particular.

Pode ser que o volume de atividades físicas de um deles seja maior que o do outro, assim sendo ele necessite de mais energia. Além disso, diferenças entre seus metabolismos também podem ajudar a explicar a diferença do tamanho do prato de cada um.

Por isso, você, como mãe, pode pensar “meu filho come muito”, enquanto outra mãe pode imaginar que “meu filho não come tanto”. Mas, ainda assim, ambos estarem bem de saúde, sem qualquer problema ou necessidade especial.

As comparações entre os pequenos nem sempre costumam ser boas ideias, e este é outro caso em que isso se confirma!

O apetite das crianças muda com o passar do tempo?​

Sim. Os adultos costumam ser mais estabilizados em relação a isso, mas as crianças, que estão em uma fase de desenvolvimento, encaram mudanças em seu apetite.

O estudo Satiety and the self-regulation of food take in children: A potential role for gene-environment interplay, publicado no periódico Current Obesity Reports, traz informações bem interessantes sobre isso.

Em sua conclusão, os autores dizem que a auto-regulação da alimentação infantil se desenvolve desde a primeira infância até o restante de suas vidas e que diferenças entre os indivíduos surgem e continuam e se desenvolver e associar com variações de peso.

Há várias outras considerações relevantes no estudo, mas o que queremos dizer é que o apetite dos pequenos muda com o passar do tempo, ou seja, ter uma criança com fome pode significar apenas que seu apetite já não é mais o mesmo de antes.

Veja também: Como aumentar a imunidade infantil? Conheça 9 alimentos indispensáveis

Condições externas podem influenciar o apetite dos pequenos?

Sim. Há alguns casos em que as crianças podem começar a comer mais (ou menos) devido a alguns fatores específicos, como questões emocionais, e outra vez os adultos são um espelho nesse sentido.

Há adultos que comem mais quando estão nervosos, com medo ou ansiosos. Por outro lado, há aqueles que não conseguem se alimentar direito quando estão prestes a tomar alguma decisão muito importante ou no aguardo de alguma notícia.

As preocupações da infância são bem diferentes do que acontece na vida adulta, de fato, mas elas também existem e são bastante significativas para os pequenos, o que pode, inclusive, interferir em seu apetite.

Quando o pensamento “meu filho come muito” passar pela sua mente, tente identificar se algo diferente está acontecendo. Pode ser alguma dificuldade escolar, a ansiedade por uma apresentação de dança ou partida de futebol ou mesmo a percepção de algum clima estranho entre seus pais, por exemplo.

Depois de tentar pensar no que pode estar acontecendo, converse com o seu filho e explique para ele que não há nada de errado em sentir alguns picos de emoção. Porém, ao mesmo tempo, tente pensar em algo que pode aliviar esse sentimento, como uma boa brincadeira de criança.

Criança que come muito é necessariamente uma criança com fome?

Pode ter ficado um pouco confuso, mas mantenha a calma, pois vamos explicar direitinho!

Às vezes, a compensação nos alimentos se dá pela falta de outro elemento muito importante para a saúde: a água. Pode ser que o seu pequeno não seja necessariamente uma criança com fome naquele momento, mas, sim, uma criança com sede.

Não se esqueça de sempre deixar água à disposição para o seu pequeno, tanto pela saúde quanto pela construção de um hábito super importante para o decorrer de suas vidas. Conte com a ajuda de um copinho ou uma garrafinha bem bonita e lúdica para ajudar na aceitação.

Ah, fica a dica: quando você, adulto, sente fome, na verdade pode ser sede também, viu? Por isso, beba bastante água, o que também é excelente para a saúde como um todo.

Se meu filho come muito, pode ser que a alimentação dele não esteja adequada?

Sim. Afinal de contas, qualidade e quantidade são duas coisas bem distintas.

Se você sempre se depara com uma criança com fome, pode ser que os alimentos que ela está consumindo no dia a dia não estejam sendo suficientes para suas necessidades energéticas, o que a faz querer encher as barriguinhas mais vezes.

Nós temos por aqui artigos sobre como aumentar a imunidade infantil, alimentação infantil e introdução alimentar que abordam essa questão com maior riqueza de detalhes, mas o grande segredo é oferecer uma dieta equilibrada em vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras.

Para aprender mais sobre o tema, vale a pena fazer uma visita ao nutricionista infantil, profissional ideal para analisar a situação e ajudar você a montar um cardápio bem bacana para o pequeno.

Veja também: Alimentação seletiva: entenda o fenômeno que deixa os pais de cabelo em pé

Criança com fome nem sempre é sinal de algum problema!

Como tudo que acontece com os pequenos, sempre devemos manter os olhos bem abertos para qualquer sinal diferente, mas fique tranquilo, pois eles podem apenas estar mais famintos naquele dia ou precisando de líquidos, por exemplo.

Porém, se você costuma se pegar pensando que “meu filho come muito” ou acha que tem uma criança com fome além da conta, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica, seja com o pediatra ou mesmo com o nutricionista infantil. Assim, poderá tirar essa pulga de trás da sua orelha de uma vez por todas!

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


Sair da versão mobile