Ícone do site Revista | Clube Quindim

Como estimular a fala do bebê? Confira 10 dicas

como estimular a fala do bebê

Afinal, como estimular a fala do bebê? O Clube Quindim traz algumas dicas valiosas de especialistas e mostra 10 passos para ajudar seu bebê nesse momento!

As etapas de desenvolvimento de um bebê são sempre cercadas de muito encantamento dos familiares a cada conquista e novidade. Uma das fases mais esperadas por todos é a fala. “Mama”, “papa” e “dada” são, muitas vezes, os primeiros sons emitidos pelos pequenos, geralmente perto dos seis meses. A partir desse momento, a ansiedade se instaura e espera-se que aconteça o rápido desenvolvimento da linguagem. No entanto, é preciso cuidado para não tornar esse, que deve ser um processo natural, um momento árduo.

O primeiro passo, então, é esclarecer que a idade prevista para o bebê começar sua fala acontece por volta de um ano, embora os sons já possam se iniciar lá pelos 9 meses, variando, claro, em cada criança. Perto dos dois anos, os pequenos já possuem um poder maior de comunicação e conseguem elaborar algumas pequenas frases com mais precisão.

Quando o processo de desenvolvimento da fala se inicia, os bebês costumam balbuciar muito e tentam imitar os sons que escutam de outras pessoas. Por isso, a comunicação com o bebê é um fator fundamental para o desenvolvimento da linguagem.

Pais e cuidadores esperam ansiosamente para os filhos falarem as primeiras palavras, já que a partir desse momento eles começam a expressar de maneira mais clara seus sentimentos e se relacionam melhor com o que está ao seu redor, porém é sempre importante respeitar o ritmo do bebê.

Dentro desse universo complexo de aprendizado da fala, existem algumas recomendações valiosas para responder à dúvida frequente: como estimular a fala do bebê? O Clube Quindim conversou com a fonoaudióloga Marianni Costa sobre o assunto. Confira algumas dicas.

Como estimular a fala do bebê em 10 passos

1. Diálogo é essencial

A conversa é uma importante forma de incentivar a fala do bebê. “Chamamos os doze primeiros meses de vida de o ano da escuta. Compreendemos primeiro para, depois, usar as palavras compreendidas. Conforme a criança é exposta a situações comunicativas e recebe estímulos de linguagem em um ambiente estimulador, ela aprende palavras novas, faz associações e internaliza conceitos”, comenta Marianni. Por isso, é comum os pequenos repetirem os sons emitidos pelos adultos, tornando a conversa um item de primeira grandeza quando o assunto é estímulo da fala.

Como fazer: Aproveite para conversar com seu pequeno em qualquer situação, enquanto troca as fraldas, prepara sua comida, brinca ou passeia com ele. Você pode narrar o que está fazendo no momento ou explicar quais atividades vocês podem fazer mais tarde. Assim, o bebê irá escutar e começar a assimilar os sons das palavras com determinada ação.

2. Pronunciação das palavras

Pronunciar as sílabas com destaque, em tom claro, também é importante ao se pensar em como estimular a fala do bebê. “Quanto mais a criança ouvir os sons certos das palavras, melhor será a monitorização da própria fala”, explica a fonoaudióloga.

Como fazer: Fale pausadamente e pronuncie todas as sílabas das palavras de forma clara. Dessa maneira, a criança vai entender melhor o som daquela palavra. Claro que no começo ela pode usar alguns sons para se referir a alguns objetos. Mas, com o tempo, é interessante repetir o jeito certo para ajudar os pequenos a assimilarem a pronúncia correta. Por exemplo, se o bebê falar “au-au”, repita o que ele quer dizer, separando as sílabas de maneira clara, “cadê o ca-chor-ro?”.

3. Leia com o bebê

A leitura é outro estímulo importante. Quando se lê para a criança, ela está exposta a situações incentivadoras em relação à linguagem, tanto sob aspectos semânticos (vocabulário) como sintáticos (estruturação de frases). “É importante ler em um ambiente tranquilo, sem outros estímulos competidores, escolher livros adequados para a faixa etária, temas que sejam de interesse da criança e deixá-la manipular o livro”, diz Marianni.

Como fazer: Mergulhe na leitura com seu pequeno, faça vozes, sons e entonações diferentes para cada personagem ao ler a história e observe as reações do bebê. Incentive a criança e pergunte o que ela acha que vai acontecer, fazendo que ela participe e interaja com a história. Gradualmente, observe se seu bebê já reconhece algumas figuras ou aponta para algum detalhe da ilustração do livro. Ao perguntar, por exemplo, “cadê o pato?”, observe a reação do bebê e veja se ele tenta imitar algum som ou palavra durante a leitura.

A leitura fortalece a conexão familiar, ajuda no desenvolvimento cognitivo e é uma atividade completa para o desenvolvimento da linguagem. Agora que você já sabe alguns dos benefícios da leitura, deve estar se perguntando o que ler para o seu bebê e como manter esse hábito com uma rotina tão corrida, certo? Fizemos um material exclusivo para ajudar você nesse momento!


Veja também: A importância da leitura para bebês

4. As brincadeiras ajudam em todo processo

O momento de brincar com os pequenos é um importante estímulo para a fala. Isso porque, durante o momento lúdico, os adultos trocam muitas palavras com as crianças. Incentive-as a criarem suas próprias historinhas, ajudando a nomear os personagens e objetos. “A brincadeira ajuda a criança a entrar no mundo simbólico, ou seja, a representar, imaginar, criar. Esse momento mostra como ela está organizando as experiências vivenciadas”, enaltece a especialista.

Como fazer: Aproveite a hora da brincadeira para conversar com seu bebê, narre o que vocês estão fazendo e incentive que ele participe de toda a atividade. Pergunte quem irá participar da brincadeira, o que irá acontecer, qual o nome daquele objeto. Vocês podem brincar de imitar sons, ou criar uma história com os próprios brinquedos do bebê.

5. O poder da música

Segundo Marianni, a música na infância é também uma importante ferramenta para estimular a linguagem. As crianças vão associando as palavras aos gestos das músicas, além de serem expostas a diferentes melodias, entonações e ritmos.

Como fazer: Quer deixar o momento de aprendizado ainda mais divertido? Coloque músicas infantis, incentive que os pequenos memorizem a letra e faça os gestos propostos pela canção.

Veja também: Música na infância: benefícios e dicas para estimular a criança

6. Nomeie os objetos

Existem muitos objetos que fazem parte do dia a dia do bebê, como mamadeira, copo, prato, escova de dente, um brinquedo preferido. Todas as vezes que a criança utilizar esses itens, enfatize seus nomes e incentive que ela repita as palavras. De forma natural, o bebê ganhará confiança e guardará as palavras em sua memória para, em situações futuras, dizer os nomes dos objetos.

Como fazer: Quando o pequeno apontar para um brinquedo, como uma bola, você pode dizer “Bola. Você quer brincar com a bola?”. Ou se ele apontar para um copo d’água você pode dizer “Água. Você quer tomar água?”. Assim, você incentiva seu pequeno a chamar os objetos pelo nome numa próxima vez.

7. Paciência e muito amor

Durante o processo de desenvolvimento da fala, é essencial os adultos não perderem a paciência, pois a criança pode entender que está fazendo algo de errado, prejudicando sua evolução natural. “Não é necessário e nem recomendado corrigir o bebê a todo momento. Ele está em um processo de aquisição, aprendendo. Devemos sempre fornecer modelo correto de fala e respeitar o tempo de cada criança”, comenta.

Como fazer: Durante o processo de desenvolvimento da fala, os bebês costumam usar muitos gestos para comunicar o que eles querem. Podem apontar para cima se querem algo que está no alto, levantam os braços para colo, apontam para algum brinquedo. Nesse momento, tenha paciência para interpretar o que seu filho está tentando comunicar, estabeleça um diálogo e o encoraje a tentar dizer o nome do brinquedo que busca ou para onde quer ir. Por exemplo, se ele apontar para um livro, pergunte “você quer o livro?”. O importante é permitir que a criança demonstre seus sentimentos e que você respeite o seu ritmo de desenvolvimento.

8. Explore sinônimos

“Os sinônimos ajudam no aumento de vocabulário”, enfatiza Marianni. Comece devagar, deixe primeiro que a criança aprenda e fixe os nomes dos objetos para, somente depois, sugerir seus sinônimos. Aos poucos, ela ampliará as opções de palavras e desenvolverá diálogos mais completos.

Como fazer: Mostre ao bebê diferentes formas de nomear um mesmo objeto. Se a criança apontar para um carro, por exemplo, você pode dizer “isso é um carro ou um automóvel”. Claro que ela não vai assimilar tudo de uma vez, mas essa é ótima forma de ampliar o vocabulário das crianças. Uma forma mais fácil é variar nos adjetivos, você pode falar “hoje você está alegre”, “feliz” ou “animado”. 

9. Demonstre interesse

Um olho no olho acompanhado de um sorriso sempre que o bebê falar e tentar explicar seus sentimentos é o melhor caminho para gerar mais segurança nos pequenos. Permita que eles percebam que têm sua atenção por completo naquele momento, que deve ser de troca e cumplicidade.

10. Nunca faça comparações

“O filho do vizinho do meu amigo já falava nessa idade”. A frase soa muito comum para diversos pais e cuidadores e, no momento, pode gerar certa insegurança sobre o desenvolvimento do bebê. Sempre que ocorrer situações parecidas, relembre o quanto cada criança é individual, juntamente com seu progresso e aprendizagem de fala. Caso perceba qualquer dificuldade ou frustação, não a compare. Procure opinião de um especialista para ajudar nesse processo, que deve seguir leve e com descobertas saudáveis.