para jovens leitores
Se você já assistiu a algum filme dirigido por Tim Burton e gostou, ou se já ficou apaixonado pela série de Wandinha Addams na Netflix, pode ter certeza de que o sinistro Edgar Allan Poe não vai te decepcionar!
Crédito: Divulgação Netflix)
desse grande autor, considerado o pai da narrativa policial e um dos escritores mais importantes do século XIX.
MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA (1831)
01
Nesse conto, o narrador retrata a sua estada em um navio, à deriva, em águas estranhas. Entediado, junto do protagonista em meio a uma calmaria anormal, o leitor é surpreendido por algo sombrio que muda o rumo da história.
O HOMEM DA MULTIDÃO (1840)
02
Um narrador sem nome segue um homem numa Londres superpovoada. Em sua perseguição, fica fascinado pela multidão e reflete sobre o quão isoladas as pessoas pensam que estão.
O GATO PRETO (1843)
03
É um dos contos mais lidos de Poe e considerado um estudo sobre a psicologia da culpa. O mistério que envolve a conclusão da história ameniza a violência assustadora do personagem.
O ESCARAVELHO DE OURO (1843)
04
Conto cheio de aventura e suspense, pode ser colocado na esfera detetivesca, apesar do terror que carrega. Numa ilha próxima à Carolina do Sul, coisas estranhas acontecem em torno de um mistério quando um escaravelho de ouro é encontrado.
A CARTA ROUBADA (1845)
05
Dos contos policiais, esse é considerado o mais brilhante. O famoso detetive Auguste Dupin é designado para resolver uma intriga política que mantém a atenção do leitor do início ao fim.