PARA CRIANÇAS
Crédito: Colégio Web
Um dos maiores expoentes da literatura brasileira, Cecília Meireles abriu horizontes para a imersão das crianças na poesia.
Crédito: Juicy Santos)
Crédito: Arquivo
para explorar com os pequenos
A MODA DA MENINA TROMBUDA
01
É a moda da menina muda da menina trombuda que muda de modo e dá medo. (A menina mimada!) É a moda da menina muda que muda de modo e já não é trombuda. (A menina amada!)
BOLHAS
02
Olha a bolha d’água no galho! Olha o orvalho! Olha a bolha de vinho na rolha! Olha a bolha! Olha a bolha na mão que trabalha! Olha a bolha de sabão na ponta da palha: brilha, espelha e se espalha. Olha a bolha! Olha a bolha que molha a mão do menino: A bolha de chuva na calha!
OU ISTO OU AQUILO
03
Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo… e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.
PESCARIA
04
Cesto de peixes no chão. Cheio de peixes, o mar. Cheiro de peixe pelo ar. E peixes no chão. Chora a espuma pela areia, na maré cheia. As mãos do mar vêm e vão, as mãos do mar pela areia onde os peixes estão. As mãos do mar vêm e vão, em vão. Não chegarão aos peixes do chão. Por isso chora, na areia, a espuma da maré cheia.