por faixa etária ou competência leitora?
Ao indicar livros para crianças, em vez de utilizar divisões por faixas etárias, muitos especialistas preferem classificá-los de acordo com os “perfis de competência leitora”, que indicam níveis de competência leitora que não estariam associados à idade do leitor.
Esses perfis, utilizam as nomenclaturas de pré-leitor a leitor fluente, que foram objeto de estudo na Fundação Nacional do Livro Infantil nos anos 1960 e 1970 e se estabeleceram a partir dos parâmetros propostos pela Profa. Nelly Novaes Coelho, no livro Literatura infantil: teoria, análise, didática.
Segundo Coelho, trata-se de uma classificação baseada na relação entre “idade cronológica, nível de amadurecimento biopsíquico-afetivo-intelectual e grau ou nível de conhecimento/domínio do mecanismo da leitura”
O Clube Quindim opta por categorizar as seleções de livros por faixas etárias, que relacionamos a perfis leitores. Na prática, isso não significa que um livro se restringe a uma idade específica, e sim que pede uma determinada fluência leitora.
Ou seja, não importa se você chama de 0 a 2 anos, 0 a 6 ou se chama de pré-leitor. Se não tiver contato com a criança, se não conhecê-la a fundo, nunca será totalmente certeiro nas indicações de obras.
Por isso, é importante oferecer uma biblioteca diversificada, com temas e gêneros diversos, autores de diferentes origens, para que a criança experimente mundos que ultrapassem a barreira do conhecido, do “gosto” e “não gosto”, ampliando seu repertório de leitura e de mundo.
Conforme a leitura se torna parte da rotina da casa, é importante que pais e cuidadores relatem a experiência de leitura para o Clube Quindim. Assim é possível alinhar os perfis de obras enviadas às famílias conforme as características observadas pelos pais no cotidiano.
Essa é a proposta: acolher e auxiliar as famílias nessa experiência e conversar caso a caso. Afinal, cada criança é única! Cada família é única! Mas todos têm Direito à Literatura.