Os antepassados de Alexandre vieram de Portugal, os de André do Japão, os de Luis Eduardo, do Líbano, os de Sonia, da África. Os de Eliane eram indígenas e já habitavam as terras brasileiras. Nesse livro, cinco escritores recriam suas raízes em cinco histórias que caminham de volta para casa. Misturando ficção e realidade, os relatos narram a trajetória dos antepassados e de como estes passaram a chamar o Brasil de país, histórias que constituem fatos históricos, mas que, ao fazer parte do todo, são singulares.
Enredos familiares que retratam casamentos, fugas, guerras, encontros e desencontros; registros que nos servem como mapas e tesouros. Através dessas histórias, é possível enveredar pelo novelo da formação do povo brasileiro, com fios de identidade tão rica e diversa. Cada um de nós carrega um pouco dessas origens, em traços e heranças, no que comemos, no que vestimos, no que valorizamos como cultura.
Ao acompanhar essas viagens, o leitor é instigado a se perguntar sobre a sua própria origem, catando as pedrinhas deixadas pelo caminho e fazendo um movimento similar ao dos escritores em busca de sua ancestralidade. Se a história nos ajuda a compreender o presente, essa é uma obra que amplia o olhar sobre nós mesmos, o mundo e o Brasil, celebrando a diversidade e a cultura dos povos que nos constitui, povo brasileiro.