Seleções > Vale quanto pesa

VALE QUANTO PESA

Texto: Verônica Couto

Ilustração: Daniel Bueno

Editora: Peirópolis
Quais as palavras ideais para expressar o desejo de “feliz aniversário” ao melhor amigo/ex-amigo/quase amigo? O menino Terereca quer saber.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Terereca, entusiasmado com a encenação de uma grande inundação, desfaz o Spit, avião criado pelo seu melhor amigo, João Pato. Não era um brinquedo qualquer, J.P. Spit tinha quase um metro e era composto por 380 peças. Foram muitas noites sob a luz de uma lanterna para concluir a montagem.

O caos foi o motivo para a irritação de João Pato, que, furioso, expulsou Terereca de sua casa aos gritos, sob os olhares dos vizinhos. Ambos com as suas razões, fecharam-se para a amizade, e, com o passar dos dias, já nem lembravam ao certo o motivo da intriga. Até que chega o dia do aniversário de João Pato, e Terereca quer encontrar as palavras certas para lhe desejar um feliz aniversário. Como encontrá-las? Então decide escrever um bilhete ao seu amigo. São várias tentativas rabiscadas, conjecturou, filosofou, até seu avô lhe perguntar: o que você quer?

Juntos, criaram uma balança para pesarem quereres e verbetes. Nessa brincadeira de pesar palavras, avô e neto conversam sobre o peso do que soa das nossas bocas e como isso pode atingir as pessoas. Entre um experimento e outro, no final, o que resta é a leveza de uma palavra só, que, certamente, pode ser uma ponte curtinha para reunir dois grandes amigos.

As ilustrações do livro são do artista Daniel Bueno que utiliza colagens e desenhos em formatos diversos, em tom âmbar. O velho e o novo dialogam nas imagens, afinados com o texto de Verônica Couto.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788575961940
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17.3 cm x 23.6 cm x 0.7 cm
Peso: 160 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Brincadeiras, Infância, Amizade, Aniversário, Perspectiva, Ponto de vista, Acidente, Avô, Diálogo, Desculpa, Reconciliação, Discussão
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Editora Peirópolis - Release
SOBRE VERÔNICA COUTO
Formada em Ciências Sociais pela UFRJ, além de escritora, trabalha como jornalista, com experiência em reportagem e edição na mídia impressa e digital, gestão de redes sociais, planejamento e produção de conteúdo para comunicação institucional. Elabora projetos, coordena levantamento de dados, edição e preparação de livros. Pela Editora Peirópolis, publicou o infantojuvenil Vale Quanto Pesa (2010) e fez a edição de texto de Sequência - nossa vida na rua (org. Elizabeth Ziani); e de Manual da Criança Caiçara (de Marie Ange Bordas), entre outros títulos.
leia mais...
SOBRE DANIEL BUENO
Foto do autor Daniel Bueno
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). É ilustrador e professor, tendo publicado em mais de 50 revistas do país e ilustrado mais de 30 livros. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e exterior. Participou de exposições coletivas em diversos países Autor de artigos sobre ilustração e desenho - publicados em blogs, publicações científicas e  revistas como Bravo!, Revista da Cultura e Quatro Cinco Um -, ministra cursos práticos e teóricos de artes gráficas. Participou do documentário sobre a ilustração brasileira Entrevistas do sair à luz, lançado em 2021. Em 2020, seu trabalho foi destaque na revista de ilustração 3x3 (EUA), com entrevista, artigo e portfólio em vinte páginas. É professor da EBAC desde 2016.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35