Seleções > Uma onda pequenina

UMA ONDA PEQUENINA

Texto: Isabel Minhós Martins

Ilustração: Yara Kono

Editora: SESI-SP
Uma onda chega pertinho do menino, mas ele ainda tem medo de mergulhar no mar das histórias. Um livro que é uma grande metáfora da nossa relação com a leitura.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

O menino brincava na areia quando seus pés foram tocados por uma onda. Aos poucos, ele se aproxima do mar pela beira, nadando na parte mais segura, onde as ondas são pequenas e ainda dá pé. Mesmo com medo, a criança continua seu percurso no mar, imaginando o que pode haver no fundo do desconhecido. De repente, parece sentir que está se afogando e volta para a superfície, respirando em seu lugar seguro. Mas, para tomar coragem e mergulhar ainda mais fundo, ele conta com a ajuda de uma mão amiga.

A obra de Isabel Minhós Martins e Yara Kono pode ser considerada uma grande metáfora da relação entre livros e leitores. O mar, esse elemento tão fascinante e amedrontador, desconhecido e límpido, que nos atrai e repele em proporções parecidas. O livro, um objeto do qual só avistamos a capa, nos aproximando pela beirada e decidindo se vamos mergulhar nas páginas do miolo, seguindo a fundo para chegar ao fim, descobrindo os segredos das histórias. E quantos perigos reais e imaginários, íntimos e coletivos, leves e avassaladores nos deparamos entre as páginas… às vezes, nos fazem até fechar a capa e voltar à superfície, deixando a obra de lado por uns tempos e respirando.

Mas, então, surge um novo elemento nessa relação dialógica, o mediador, que pode ser um professor, um parente, um amigo, é ele que ajuda o menino a mergulhar, e que pode nos dar a mão no virar das páginas, nos momentos em que nos desequilibramos e pensamos em desistir da obra, por algo que não gostamos, pelo medo do lobo mau ou da incompreensão da leitura. 

O texto poético é carregado em metáforas que se referem à maneira como lidamos com o desconhecido ou com algo que nos provoca temor, como o mar ou um livro. O narrador interage com o leitor o tempo todo, chamando para participar do livro, convidando a procurar elementos nos desenhos, pedindo que feche as páginas com cuidado. Dessa forma, aproxima o leitor ao processo, seduzindo-o a acompanhar a obra até o final, oferecendo a mão e encorajando-o contra o que possa estar por vir. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2016
País: Portugal
ISBN: 9788582058282
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26.6 cm x 22 cm x 1 cm
Peso: 422 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Aconselhado - Plano Nacional de Leitura de Portugal, Prémio Nacional de Ilustração de Portugal - Menção Especial
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Metaficção, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Amizade, Livro, Coragem, Medo, Companheirismo, Leitura, Água, Mar, Praia, Onda
SOBRE ISABEL MINHÓS MARTINS
Foto do autor Isabel Minhós Martins
Isabel Minhós Martins nasceu em Lisboa, em 1974 e, desde pequena, se interessava pelo mundo das histórias e das palavras. Queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra e começou a escrever ainda na infância, tendo produzido alguns textos, poemas e cartas. Escolheu o Design como curso superior e estudou na faculdade de Belas Artes. Durante sua trajetória profissional, trabalhou na área de comunicação para crianças e, em 2004, junto com alguns amigos, fundou a Editora Planeta Tangerina, focada primordialmente na publicação de livros ilustrador. Isabel já publicou mais de 30 livros e recebeu diversos prêmios, entre eles o Hans Christian Andersen em 2017.
leia mais...
SOBRE YARA KONO
Foto do autor Yara Kono
Nasceu em 1972 na cidade de São Paulo. Como primeira formação estudou Farmácia Bioquímica na UNESP, mas já durante o curso se interessava pelos desenhos. Após um estágio em uma agência de comunicação, estudou Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte, tendo recebido uma bolsa de estudos do Centro de Design Yamanashi, no Japão. Hoje é autora, ilustradora e designer, tendo recebido o Prêmio Nacional de Ilustração em 2010 e o Prêmio Bissaya Barreto em 2016. Vive em Portugal e faz parte da equipe da Editora Planeta Tangerina.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35