Seleções > Uma girafa e tanto

UMA GIRAFA E TANTO

Texto: Sheldon Allan Silverstein

Ilustração: Sheldon Allan Silverstein

Editora: Companhia das Letrinhas
Às vezes, esquecemos de brincar e ficamos apenas com os brinquedos. Assim aconteceu com este menino com sua girafa e tanto tudo quanto ele arranjou para colocar em cima dela!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Quando um menino tem uma girafa, ele não quer apenas uma girafa e ponto; ele quer uma girafa e tanto — para puxá-la pela ponta da corda e esticar seu ainda mais seu pescoço... E quer também dar a ela um chapéu barato, onde more um rato, e um terno chique e uma rosa colada saindo pela venta do focinho... Esse menino parece mesmo querer tudo, mas — debaixo de tanta parafernália, como é que se safa a pobre girafa?

Neste conto acumulativo, Shel Silverstein não esconde o espírito da crítica sob a roupagem da diversão: o personagem inventa tanta moda para seu animal de estimação que, afinal, menino e girafa se perdem em meio dos adereços. Existe uma leitura simbólica a respeito da amizade que cai no vazio (ou um buraco de tatu, como conta a história), e o tanto que um consumismo exagerado consome as individualidades e as relações entre gente e bicho, entre pessoas igualmente.

A história do bem humorado cartunista foi lançado em 1964, no mesmo ano quando publicou outros três títulos que se tornaram clássicos frente a várias gerações de leitores. Traz o seu traço ágil e comunicativo, juntamente a uma visão de mundo questionadora, além de provar que livro para crianças não necessita obrigatoriamente de um colorido expansivo para agradar e fazer cada um preencher os espaços em branca da imagem e da mensagem com suas leituras. Então, para compor um mundo melhor, a narrativa onde tudo era apego e excesso vai sendo desconstruída de uma forma ligeira e certa como um conto desacumulativo. Enfim a sós novamente, o menino e a sua girafa.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788574067957
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 21.3 cm x 1 cm
Peso: 394 g
Páginas: 56
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Consumismo, Brincadeiras, Amizade, Animais, Desconstrução, Hábitos de consumo, Girafa, Animal de estimação, Bicho de estimação
SOBRE SHELDON ALLAN SILVERSTEIN
Foto do autor Sheldon Allan Silverstein
Shel Silverstein nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, começando a escrever e a desenhar desde a adolescência, publicando suas primeiras histórias em um jornal militar chamado Pacific and Stripes, enquanto serviu o exército americano na Coreia, da década de 1950. Logo depois, colaborou para a revista Playboy, durante seis anos, conquistando fama internacional. Estreou na literatura com o livro Uncle Shelby’s ABZ Book que, despertando a simpatia e a curiosidade de editor de livros para crianças, convidaria Shel Silverstein a propor histórias para este novo público, estreando em 1963 com o título Leocádio, o leão que mandava bala.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35