Seleções > Uma escuridão bonita

UMA ESCURIDÃO BONITA

Texto: Ondjaki

Ilustração: António Jorge Gonçalves

Editora: Pallas
Em meio a uma escuridão inesperada, mergulhamos na poética história de um jovem casal experienciando o afeto a partir da conquista de um beijo.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

A luz elétrica acabou de repente. O céu estrelado desperta no jovem casal o poder de observar sombras, ouvir o silêncio e sentir o delicado afago das mãos fazendo dancinhas. Bendita e bonita a noite, que sem luz transforma o acaso em poesia falada e especialmente sentida por nós leitores. 

Quando conhecemos o amor, perdemos o rumo, sentimos e pensamos demasiadamente. O que devemos fazer e dizer? Nos perdemos no emaranhado de sentimentos, mas aqui nesta história as palavras encontram caminho seguro para dar vasão ao afeto e poesia.

Entre conversas, olhares e toques o casal desfruta a conquista de um beijo, quiça o desabrochar do amor, imerso em sentidos que às vezes a luz elétrica insiste em ofuscar. A escuridão aponta novas sensações, maneiras de experimentar o momento presente compartilhando silêncios, respirações e pausas.

Tu não achas que as pessoas são uma coisa tão bonita? 

Achas que pode caber o quê, no coração das pessoas?

Ondjaki, em seu português original de Angola, e Antonio Jorge Gonçalves, com suas ilustrações em preto e branco, apresentam uma história cheia de símbolos e metáforas que completam os espaços vazios do nosso silêncio para nossa escuridão ficar mais bonita.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2015
País: Angola
ISBN: 9788534705080
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.3 cm x 13.5 cm x 0.8 cm
Peso: 300 g
Páginas: 110
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Novela, Realismo crítico, Realismo cotidiano, Prosa poética
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Amor, Espera, Representatividade, Altruísmo, Escuridão, Desejo, Silêncio, Beijo, Diálogo, Avó, Adolescência, África
SOBRE ONDJAKI
Foto do autor Ondjaki
Ndalu de Almeida, nasceu em 1977 em Luanda, Angola. Poeta e escritor, iniciou seus estudos em Portugal na Universidade de Coimbra onde cursou sociologia, posteriormente de doutorando em estudos africanos na Itália. Além de escritor, também é ator e diretor, sendo sua obra mais famosa Oxalá cresçam pitangas - Histórias de Luanda.
leia mais...
SOBRE ANTÓNIO JORGE GONÇALVES
Foto do autor António Jorge Gonçalves
Nascido 1964, em Lisboa, Portugal, António Jorge Gonçalves é cartoonista, performer visual, ilustrador, cenógrafo e professor português. Trabalhou no projeto de diversas novelas gráficas e colaborou com vários autores na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma exploratória.Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro em 10 cidades do mundo. Semanalmente publica tirinhas políticas para o suplemento Inimigo Público, sendo alguns trabalhos publicados também nos jornais Le Monde e Courrier Internacional, e premiados no World Press Cartoon.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35