Seleções > Um mar de lágrimas

UM MAR DE LÁGRIMAS

Texto: Alejo Valdearena

Ilustração: Adriana Keselman

Tradutores: Nana Toledo

Editora: Gato Leitor
Chorar, chorar, chorar até o mundo se acabar... É o que faz Emma neste conto que começa com um rio de lágrimas, ondas que correm as ruas da cidade e faz tudo virar mar.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Sozinha em seu quarto tão cheio, cheinho de brinquedos, Emma se pôs a chorar... E suas lágrimas foram tantas, muitas, tamanhas, abundantes que subiu até o nível da janela e caiu do segundo pavimento do prédio, pela rua, pela cidade, chegando até o mar. O mundo todo virou água. Se as pessoas não gostaram, o que é normal nas pessoas, os monstros que habitam o fundo dos oceanos, claro, amaram!

A história começa assim: magicamente, um conto fantástico cheio de imagens que vamos lendo em paralelo à narração verbal. Tudo estaria muito bem, no entanto, a tristeza de Emma não tem fim e estraga a festa dos monstros que passam a bola, ou melhor, a menina para as mãos dos piratas. Afinal, eles são cruéis e têm o coração insensível. Mas quê? Nem piratas, nem a marinha naval com canhões de artilharia dão conta do berreiro...

Unindo a figura da hipérbole e um toque de fantasia, a narrativa percorre um tema gerador de conflito a uma parcela das crianças: o sentimento de abandono quando um de seus pais se afasta temporariamente, carreando incertezas e a necessidade de elaborar internamente o sofrimento de sua posse emocional.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788569086048
DIMENSÕES E ACABAMENTO
19.8 cm x 19.4 cm x 0.4 cm
Peso: 176 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Maternidade, Solidão, Mãe, Medo, Tristeza, Monstros, Animais reais e imaginários, Abandono, Viagem, Piratas, Água, Meios de transporte, Navio, Acolhimento, Mar, Sentimentos
SOBRE ALEJO VALDEARENA
Roteirista de histórias em quadrinhos e escritor, Alejo García Valdearena nasce ao sul da Grande Buenos Aires, na Argentina, e mora atualmente na região da Catalúnia, na Espanha. Tem produzido a série Tibúrcio, em quadrinhos, para revista Biliken.
leia mais...
SOBRE ADRIANA KESELMAN
Adriana Keselman é argentina de nascimento, morando no Brasil desde a adolescência. É formada em pedagogia pela PUC-SP e trabalhou como professora de educação infantil. Regressando a seu país, descobrindo o gosto e o caminho para a ilustração de histórias e livros para crianças, desenvolvendo técnicas de aguadas em aquarela.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35