Seleções > Um lugar chamado aqui

UM LUGAR CHAMADO AQUI

Texto: Felipe Machado

Ilustração: Daniel Kondo

Editora: SESI-SP
Diferentes caminhos, diferentes rotas e o encontro de duas pessoas. Ela de LÁ e ele de ALI, juntos traçam de forma singela a cartografia de um encontro em UM LUGAR CHAMADO AQUI.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

“Aqui não era uma cidade, uma aldeia ou um país. Era simplesmente um lugar.”


Com essa descrição metaforicamente geográfica, o multi-artista Felipe Machado começa uma história de amor entre uma moradora de LÁ, lugar muito distante, e um morador de ALI, que fica do outro lado do mundo. 


Seu texto poético nos remete à letra de uma canção e assim, nesse arranjo texto-visual, conhecemos esse casal apaixonado e suas aventuras para se encontrarem em AQUI.


Apesar dos obstáculos que surgem para dificultar este mágico encontro, aqui era o melhor lugar do universo, único lugar em que podiam ser felizes juntos e onde as diferenças e dificuldades se desfaziam no ar.


Feitas com recortes de mapas de diferentes épocas sob um fundo preto, as ilustrações de Daniel Kondo ampliam a força das metáforas nos fazendo seguir a direção do vento e o apontamento das estrelas. 


Assim, a cada passo dessa história chegamos ao recanto intitulado Um lugar chamado aqui, eleito em 2017 pela FNLIJ, como o melhor livro para jovens e altamente recomendável na categoria criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788550401881
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20.5 cm x 20.5 cm x 0.8 cm
Peso: 200 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
PRÊMIOS
Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ, Prêmio FNLIJ - Jovem
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Crônica, Prosa poética
ASSUNTOS
Amor, Diferenças, Amadurecimento, Distância, Vínculos Afetivos, Reencontro, Sensibilidade
SOBRE FELIPE MACHADO
Luis Felipe Machado de Oliveira, formado em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, é um multi-artista: jornalista, escritor, consultor em mídias digitais, videomaker e músico brasileiro. Atualmente é Diretor de Comunicações da Worldfund, uma fundação sem fins lucrativos com projetos educacionais.Como escritor, escreveu cinco livros, entre eles o premiado livro infantil, Um lugar chamado Aqui, com o qual ganhou o prêmio de melhor livro infantil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.  
leia mais...
SOBRE DANIEL KONDO
Foto do autor Daniel Kondo
Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), e atualmente reside em São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de São Paulo. Em 2009 participou da FLIPzona para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na Marquise. Em premiações deve seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Jabuti, sendo finalista na categoria ilustração com os livros Minhas Contas e Surfando na Marquise.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35