Seleções > Um dia, um rio

UM DIA, UM RIO

Texto: Leo Cunha

Ilustração: André Neves

Editora: Pulo do Gato
Um poema dedicado ao Rio Doce e às vítimas da tragédia que derramou uma enxurrada de lama em seu leito, provocando um imenso impacto humano e ambiental em Mariana (MG). Uma denúncia em versos e imagens emocionantes.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Um dia, um rio é um poema dedicado ao Rio Doce, uma denúncia em versos e imagens, uma obra dura e silenciosa que humaniza as manchetes de jornal, nos permitindo enxergar através das águas barrentas a perspectiva da natureza. As referências à morte e à destruição que estão em diversas páginas, nos peixes que carregam as crianças, nos trabalhadores e que se transformam em espinhas que vagam pelo leito de um rio que já não existe mais, não como antes. Vermelho, marrom, azul e branco dão os tons de sangue, morte, vida, silêncio, esperança, numa obra que nos permite refletir sobre os impactos do acidente na vida da população ribeirinha, dos animais e do ecossistema. 

Nessa obra com texto poético, o narrador é o Rio, um menino de pernas finas, gorro azul e branco na cabeça. É dele a história que se vai contar, é com ele que vamos empatizar, um rio menino carregando seu patinho de borracha e não uma notícia. Um rio menino que se depara com um gigante em forma de fábrica cuspindo água marrom, simbolizando a lama e a sujeira derramada pela grande empresa. O rio é um herói, já teve seus dias de glória nos quais abrigava igrejas, ouvia as lavadeiras, abrigava as crianças, acolhia os trabalhadores. Um dia, atacado pelo inimigo gigante, sucumbiu. Só que rio menino é elemento da natureza, que se recria, se renova e volta como uma fênix. Cada pedaço do livro conta uma parte da história, as folhas de guarda trazem fios de sangue e esperança, o início e o fim que desembocam na resiliência da natureza, na cura do tempo, na renovação de cada dia e no sistema vivo que somos, Doce pode voltar a ser rio.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788564974968
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 21 cm x 0.4 cm
Peso: 150 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida, Argumentação
PRÊMIOS
Premio FNLIJ - Poesia Hors-Concours
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Realismo crítico
ASSUNTOS
Acidente, Morte, Trabalho, Meio Ambiente, Fauna, Pescadores, Sofrimento, Direitos Humanos, Sustentabilidade, Água, Poluição, População ribeirinha, Recursos Naturais, Coletividade, Peixes, Poesia, Poesia Social
SOBRE LEO CUNHA
Foto do autor Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, poeta, cronista, tradutor e professor universitário aposentado do curso de jornalismo, além de ministrar diversos cursos de literatura infantil e escrita. Seus textos tem recebido incontáveis reconhecimentos com o prêmio Nestlé, João-de-Barro, FNLIJ e Jabuti, além de selos “Altamente Recomendável”, indicações da Revista Crescer e Cátedra 10 de Leitura.
leia mais...
SOBRE ANDRÉ NEVES
Foto do autor André Neves
O pernambucano André Neves, premiado escritor e ilustrador, há anos se dedica em fundir palavras e imagens para nos presentear com obras de artes que temos o privilégio de encontrar esculpidas nos livros de literatura infanto-juvenil que publica, tanto no Brasil como no exterior. Com um traço inconfundível nas ilustrações e histórias delicadas, ele desperta emoções simultaneamente em crianças e em adultos. Possui vários livros publicados por diversas editoras, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. André dedica-se à arte de escrever e ilustrar para crianças de todas as idades, e suas imagens já foram vistas no mundo inteiro em mostras de ilustração dedicadas à infância.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35