Seleções > Troca-tintas

TROCA-TINTAS

Texto: Gonçalo Viana

Tradutores: Thais Rimkus

Editora:
O narrador desconfia do ilustrador, o livro parece estragado e pelo avesso. Contudo quem diz que as cores do mundo não podem figurar em lugares novos, desarrumando as paisagens?
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um livro a respeito de livro e de uma história que começa, mas não vai pra frente, uma vez que eram dois amigos, um cão alaranjado, um pipa vermelha, numa paisagem bucólica, um céu rosa com rasgos verdes-violáceos e uma árvore... branca? O narrador imediatamente comenta — tal como fazem uns críticos olhudos superciliosos — que alguém se esqueceu de pintar a árvore, o livro está estragado: a culpa só pode ser do ilustrador. Tenta-se logo consertar, no entanto o que fica bem verde... é uma nuvem!

Depois disso, as coisas e as cores descambam, o fio da narrativa se perde, enquanto o leitor ganha uma rapsódia visual, uma música silenciosa composta de imagens, com direito a maestro, olhos nas penas de um pavão, bolinhas, bolotas coloridas, vitrine de uma loja de televisão e, acho mesmo, que entramos pelo fio carregado de eletricidade, vemos uma válvula de vidro, um tubo onde se forma a árvore branca, os passeios, a nuvem do algodão doce, uma confusão em todas as casas... que histórias podemos inventar e enfeitar?

O mundo está do avesso ou num verso, pois o narrador assume ares de poeta e já brinca com as palavras que vão e que voltam, unem-se, trocam de lugar. Árvore-nuvem ou nuvem-árvore carregada de frutas, ou balas de goma, ou círculos coloridos, ou cenas de circo ou... Quem tem olhos livres que acompanhe esta aventura e encontre atrás de tudo essa criatura estranha que poucas gentes conhecem: o Troca-Tintas!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2021
País: Portugal
ISBN: 9786557170434
DIMENSÕES E ACABAMENTO
28 cm x 21.5 cm x 0.5 cm
Peso: 150 g
Páginas: 36
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Metaficção, Conto, Prosa poética
ASSUNTOS
Brincadeiras, Nonsense, Cores e Formas, Absurdo, Televisão, Meios de comunicação
SOBRE GONÇALO VIANA
Foto do autor Gonçalo Viana
Gonçalo Viana nasceu em Lisboa, estudou arquitetura e transferiu-se para Londres onde trabalhou alguns poucos anos com casas e construções. No entanto, o desenho de ilustração era uma antiga paixão que o faria retornar à sua cidade, começando como freelance. Não é de estranhar que nos livros emergissem formas geométricas e passasse a jogar com as cores fortes, texturas e conceitos. Com um extensa lista de prêmios e mais de dezoito anos de experiência em ilustração de anúncios e editorais, também se enveredou nos livros ilustrados para crianças.Com o livro Troca-tintas, Gonçalo Viana recebeu a menção especial “Opera Prima”, na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2020, além de ter sido selecionado para a prestigiada lista White Ravens 2020 e para o Nomi Concours 2021.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35