Seleções > Triz

TRIZ

Texto: Leo Lionni

Ilustração: Leo Lionni

Tradutores: Dani Gutfreund

Editora: Livros da Matriz
Triz é livro ilustrado para ampliar o conceito de arte para crianças. E ainda é possível se deliciar com uma boa história sobre resiliência e coletividade.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Triz é um peixinho veloz e diferente dos demais de seu cardume. Certo dia ele é surpreendido por um atum enorme e esfomeado. Resta apenas ele. Com a rapidez da fuga para as profundezas do mar, surge também o medo e a solidão. Como seria a partir de agora? Mas, depois de tanto nadar, o espertinho consegue visualizar as belezas do mar, como uma água-viva cheia de cores, uma lagosta curiosa e peixes diferentes. Até que em certo momento, encontra um cardume igualzinho ao seu.

E adivinha só qual foi a proposta do peixinho? “Nadar, brincar e ver o mundo!”, juntos, por aí, sem medo de ser feliz... ops! Mas e os grandes peixes? Foi justamente o que os peixinhos vermelhos disseram, que não podiam sair daquele lugar seguro, temiam pelo que poderia acontecer caso encontrassem um predador. Triz não se intimida com a experiência traumática e aponta uma solução incrível. Ainda que o perigo exista, o pequeno-grande protagonista consegue superar a perda dos seus, navegar por águas desconhecidas, estreitar novas relações e buscar saídas para sobreviver em coletivo entre as grandes ameaças. Tudo isso em meio às ilustrações do artista que compôs a história, o holandês Leo Lionni, um dos grandes nomes da história do livro ilustrado. O que se apresenta ao leitor são verdadeiras telas, como em um passeio no museu. Destaca-se a imagem do atum, o preto e a forma do peixe que causam certo impacto e da água-viva, colorida, digna de contemplação.

A propósito, como sugestão, utilizar cartolina, esponjas e tintas para recriar as ilustrações do livro pode ser uma divertida atividade em família, na escola ou com os amigos no final de semana. Depois de ler a história de Triz, é cor e amizade para todo lado. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2020
País: Estados Unidos
ISBN: 9786586167023
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27.4 cm x 22 cm x 0.5 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Diversidade, Solidão, Amizade, Arte, Resiliência, Medo, Animais, Cores e Formas, Água, Mar, Sobrevivência, Coletividade, Vida marinha, Peixes, Pintura
SOBRE LEO LIONNI
Foto do autor Leo Lionni
Leo Leonni nasceu em 1910 na Holanda, morou na Itália e mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou como diretor de arte em diferentes agências de publicidade e da revista Fortune. Começou seu trabalho de autoria e de ilustração de literatura infantil somente em 1962, publicando o livro Inch by Inch ("Polegada por polegada"). Sua principal mídia é a colagem, sempre exibindo verdadeiros, massudos e coloridos pedaços de papel brincantes. Faleceu em 1999.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35