Seleções > Tralalá tem trem

TRALALÁ TEM TREM

Texto: Gilles Eduar

Ilustração: Gilles Eduar

Editora: Jujuba
Antes de ler a história deste trem, diga lá que tralalá a vida tem!
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Na linguagem doméstica de algumas crianças bem pequenas, “tem” significa um monte de coisas e opera como verbo de ligação ou ação, como o título desta obra de Gilles Eduar evoca, invertendo a frase: o trem tem tralalá, movimento ligeiro, sacolejo pra cá e pra lá, tem festa e barulho: tralalá faz o trem. E no desenho vemos a velha maria-fumaça conduzida por uma anta ou um tapir? E aqueles dois sapos tão dentro ou tão fora, vieram pra ajudar ou atrapalhar?

Mobilizadas nossas memórias nos jogos de linguagem verbal e visual, o adulto poderá atualizar a sua leitura nos trilhos que seguem. Este é um livro-brinquedo ou um livro-objeto, porque o trem se desdobra página a página numa tira que vira uma concertina ou um ferrorama de papel?

De um lado das páginas coladas, os vagões vão para um cerimonial: dois hipopótamos vão se casar, três jacarés levam a aliança, quatro onças... fazem o quê? E depois os porquinhos, as zebras e as girafas? A história é uma parlenda, temos aqui um numerário. Quando abrimos a última dobra, descobrimos o outro lado: a viagem festiva durante o dia se transforma na viagem de volta sob o céu azul marinho: os animais parecem cansados e fartos de alegria, a narrativa verbal vem organizada em dísticos rimados. Mas o jogo da leitura continua: será que no tralalá das imagens falta algum convidado?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9786599032448
DIMENSÕES E ACABAMENTO
17 cm x 19.5 cm x 1.4 cm
Peso: 246 g
Páginas: 21
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Categoria Gianni Rodari, de Melhor Livro Brinquedo - FNLIJ
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Livro-objeto, Livro-brinquedo, Fábula e história de animais, Numerário, Livro sanfonado, Parlenda
ASSUNTOS
Amizade, Trabalho, Animais, Viagem, Números, Meios de transporte, Relações matemáticas, Ordem e Quantidade, Trem, Casamento
SOBRE GILLES EDUAR
Foto do autor Gilles Eduar
Gilles Eduar é brasileiro, nasceu em São Paulo, arquiteto de formação, trabalhou como artista gráfico, também foi ator, cenógrafo e saxofonista, descobrindo a literatura para crianças quando trabalhou na livraria infantil do Museu do Louvre, em Paris.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35