Seleções > Tom e o pássaro

TOM E O PÁSSARO

Texto: Patrick Lenz

Editora: Biruta
A liberdade e o amor são complexas conquistas. Um menino e um pássaro podem possuir alma e sonhos bastante iguais, a partir do instante que se olham intimamente e desapegam-se do medo de sonhar, sofrer, viver e voar.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Berna, Zurique, Paris ou qualquer capital europeia contornada por um rio poderia servir de inspiração ao ilustrador suíço Patrick Lenz para fazer o leitor aterrissar em sua narrativa. Abrirmos o livro e temos a visão aérea de uma grande cidade com seus muitos telhados, janelas pequeníssimas e as pontes indo e vindo com o tráfego. A partir do voo livre do narrador, chegamos a uma feira vivamente organizada. Entre as pessoas, ambulantes, bicicletas, barracas de frutas, verduras, legumes, o olhar da câmera procura o personagem: Tom é visto de costas, de mãos dadas a um senhor. Ambos caminham devagar. O menino veste calças claras e jaquetão roxo. Quando vira o rosto, nossos olhos encontram o perfil miúdo e delicado do menino.

Usando a linguagem cinematográfica, esta novela gráfica revela uma intensa dinâmica nos recortes e tomadas de movimento. Súbito, o menino congela os passos, a respiração suspensa. Todos os ruídos sonoros e visuais desaparecem num quadro só amarelo. Assim, levado pela subjetividade e pela luz da cena, o leitor se vê diante de uma árvore de pássaros exóticos presos em gaiolas — Tom se detém em um pássaro roxo à altura de seus olhos...

Esta é uma narrativa sobre o valor da amizade e as diferentes formas de cativeiro. O menino passa a vida fechado num quarto em desordem e o pássaro torna-se uma silenciosa companhia. No entanto, um dia ouve-se um comovente canto sugerindo caminhos semeados pelo vento: o canto do pássaro transforma-se num contar por imagens e Tom imediatamente entende a narrativa... e chora. É triste aquela hora, o instante do desapego.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2009
País: Suíça
ISBN: 9788578480264
DIMENSÕES E ACABAMENTO
31.5 cm x 23.5 cm x 0.4 cm
Peso: 120 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Livro-imagem, Novela gráfica, Livro sem idade, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Empatia, Amizade, Amor pelos animais, Cidade, Altruísmo, Avô, Liberdade, Espaço urbano, Moradia e habitação, Pássaros, Cuidados, Espaços públicos, Vínculos Afetivos, Feira, Animal de estimação, Bicho de estimação, Sensibilidade, Prisão, Prédio, Apartamento, Vista aérea
SOBRE PATRICK LENZ
Patrick Lenz nasceu na Suíça, estudou design gráfico e ilustração em Zurique, onde vive. Pintor, ele pensa unicamente através de imagens e assim elaborou seu primeiro livro ou álbum juvenil: Tom e o pássaro (2014), que chegou aos leitores brasileiros em 2019, narrando forte e sensivelmente com seu traços e cores, sem usar qualquer palavra.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35