Seleções > Tenho medo

TENHO MEDO

Texto: Ivar da Coll

Ilustração: Ivar Da Coll

Tradutores: Dolores Prades

Editora: Livros da Matriz
O colombiano Ivar Da Coll apresenta, em um texto poético, uma forma diferente de lidar com as ameaças presentes em nosso imaginário. Afinal, todas as pessoas sentem medos, até os monstros!
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

A noite cai. Lá fora tudo está escuro. O silêncio é tanto que se ouve o murmurar do vento nas árvores. É na hora de dormir, no apagar das luzes e na imensidão do silêncio, que todos os medos de Eusébio afloram. Ele não consegue dormir, tem muito medo! Fantasmas, monstros e seres mágicos que no calor da noite se transformam em criaturas assustadoras, se enfileiram nessa história personificando as angústias e inseguranças de Eusébio. 

Imerso no terror noturno, ele corre em busca de apoio e encontra Ananias, que o escuta, acolhe e faz observar os seus monstros por outro ponto de vista: será que essas criaturas assustadoras também não têm medo? Afinal, todo mundo guarda um segredo.

As ilustrações, que muito têm para nos revelar, aumentam essa sensação de terror com monstros de dentes grandes, transparentes, que cospem fogo e assim reforçam a sensação de pavor durante a “fuga” de Eusébio até o momento do encontro com Ananias; e a partir daí as ilustrações ganham novas cores e nuances, e assumem um ar menos amedrontador, e porque não, engraçadas e fofas? Assim, a partir do laço de amizade e confiança é possível vencer medos, angústias reais e imaginárias.

E você, que medos tem? 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 9+
Ano: 2015
País: Colômbia
ISBN: 9788566344110
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 23 cm x 0.4 cm
Peso: 390 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para sentir medo
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais
ASSUNTOS
Amizade, Hora de dormir, Ponto de vista, Medo, Monstros, Escuridão, Insegurança, Fantasia, Acolhimento, Sentimentos, Angústia, Imaginação
SOBRE IVAR DA COLL
Ivar da Coll nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1962. Começou sua carreira com ilustrador de forma autodidata, juntamente com a sua carreira de escritor de livros infantis. Atualmente é um dos escritores mais prestigiados na literatura infantil colombiana, sendo sua série mais famosa Chiguiro, sobre um roedor gigante que habita vários locais da América Latina, um dos seus livros mais reconhecidos.Já foi nomeado para o Prêmio Hans Christian Andersen, na categoria de ilustração em 1999. Também fez parte da lista de honra da IBBY (International Board on Books for Young People), um reconhecimento pela excelência de seus livros infantis.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35