Seleções > Tempo de voo

TEMPO DE VOO

Texto: Bartolomeu Campos de Queirós

Ilustração: Alfonso Ruano

Editora: Global
O poeta tem o rosto riscado pelo tempo. O menino tem a pele que lembra a água lisa quando o vento dorme. As mãos e os caminhos de ambos se cruzam, entre a primavera e o inverno...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

As belas ilustrações de Alfonso Ruano criam o ambiente de acúmulos e levezas, simpatias e sobreposições de imagens, formas novas que se formam de antigas formas, a fim de acomodar uma das últimas prosas de Bartolomeu Campos de Queirós (2009), na sequência do IV Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Num cenário de sonho e assombro, um menino e um velho poeta-pensador se encontram, questionando a natureza do tempo. Para quem mal acabou de perder os dentes de leite, o tempo deve ter uma existência material, braços, estômago, olhos que enxergam mas ainda não foram vistos por ele. Para quem viveu anos e anos e tornou-se uma pessoa já cansada ou uma porção pequena da vida, o tempo foi tudo o que não se alcança, é aquilo que não caminha com pés mas pisoteia os homens, a cor que desbotou, a maciez que enrijeceu, e também será a fortaleza com doçuras.

Unindo a pluralidade dos modos de elogiar, lamentar e reconhecer o tempo inexorável e bento, aqui temos o diálogo como um lugar privilegiado para trocar visões poéticas, num ir-vir-viver o pensamento em infinita linha. Afinal, o tempo nos rodeia e nos prende a todos. E, neste clima surrealista, a imagem verbal e a imagem visual conseguem encontrar contínuas equivalências: ora é a sinédoque infantil, ora é a metonímia que o homem de literatura toma-lhe de empréstimo e quer transformar em metáfora. Nada é oposto, tampouco se divide, pois o tempo multiplica significados, afetos e desejos.

O que deseja inicialmente o menino é conhecer o tempo — o tempo mesmo que o adulto desejaria esquecer, lembrando-se. Neste jogo da imaginação e da memória, o leitor não vê apenas um menino e um velho poeta porque sabe que o velho poeta é o menino.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8, 9+
Ano: 2020
País: Brasil
ISBN: 9788526025028
DIMENSÕES E ACABAMENTO
26 cm x 26 cm x 0.5 cm
Peso: 286 g
Páginas: 48
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Crônica, Prosa poética
ASSUNTOS
Infância, Arte, Velhice, Morte, Individualidade, Identidade, Existência, Fases da vida, Disparates, Comparações, Acaso, Tempo, Olhar, Dúvidas existenciais, Esperança, Terceira Idade
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Blog do PROLIJ | Resenha: Tempo de voo
SOBRE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
Foto do autor Bartolomeu Campos de Queirós
Bartolomeu Campos de Queirós foi um importante escritor da literatura brasileira, escrevendo para uma faixa de leitores entre a criança e o jovem adulto, leitores sonhadores ávidos de lirismo. Suas obras são caracterizadas principalmente por reminiscências de infância, onde a vida simples e pacata se multiplica entre as relações com os parentes, a proibição de sair à rua para brincar, as crenças religiosas, a melancolia de uma felicidade alcançada só à força das miudezas, do mar distante, da solidão tão cheia de dúvidas, das imagens que brotam da palavra literária.
leia mais...
SOBRE ALFONSO RUANO
Foto do autor Alfonso Ruano
Alfonso Ruana nasceu na Espanha, na cidade de Toledo, estudo desenho e pintura na Escola de Belas Artes de Madrid e trabalha como diretor de arte, desde 1976, para os editoriais de livros e literatura para crianças. Como ilustrador, recebeu diversos prêmios como os conceituados America’s Book, Jane Addams Children’s Book e, com uma obra em parceria com Antonio Skarmeta, o prêmio Unesco 2003 de Literatura Infantil e Juvenil em prol da Tolerância.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35