Seleções > Sonho de uma noite de verão

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Texto: William Shakespeare, Walcyr Carrasco (adaptação)

Ilustração: Nelson Cruz

Tradutores: Walcyr Carrasco

Editora: Moderna
Peça de William Shakespeare traduzida e adaptada especialmente para o público infantil. Uma história de fantasia sobre o amor, com os percalços e os risos que o envolvem.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

A publicação tem introdução de Mariza Lajolo que apresenta a relevância de Shakespeare para a história da literatura e do teatro, ressaltando algumas referências e desdobramentos sobre sua trajetória artística. Bem como, dá a mão ao leitor para o embarque ao mundo do autor.

O livro se divide em duas partes: teatro e prosa. Na peça de Shakeaspere, que alguns pesquisadores acreditam ter sido escrita por encomenda para ser encenada em um casamento da época, o duende aprontão chamado Puck promove uma tremenda confusão no bosque ao errar os encantamentos. Quão triste seria ter o ser amado apaixonado por outra pessoa? Antes de se desesperar, leia a peça de Shakespeare e ria. Teseu e Hipólita (personagens da mitologia grega) é o casal central da trama entrelaçada por outras histórias de casais apaixonados em cenas trágicas, mas acima de tudo, hilárias.

A propósito, talvez seja esse um dos traços mais marcantes do grande escritor inglês: extrair a beleza e o riso das cenas mais trágicas.

Walcyr Carrasco, responsável pela tradução do texto, escreve uma nova versão para a história, dessa vez em prosa. Explorando outras nuances das referências da peça original: a tradição grega e o folclore inglês. À luz de Shakespeare, assim como na peça, o texto entrelaça tempos, fantasias, mitologias e cotidiano.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 6-8
Ano: 2013
País: Brasil
ISBN: 9788516091224
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 16 cm x 1 cm
Peso: 310 g
Páginas: 200
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Texto teatral, Narrativa de fantasia, Reconto
ASSUNTOS
Frustração, Amor, Humor, Paixão, Magia, Disputa Amorosa, Relações Humanas, Teatro, Seres mágicos, Fadas, Cultura inglesa, Casamento
SOBRE WILLIAM SHAKESPEARE
Foto do autor William Shakespeare
Foi um poeta, dramaturgo e ator. É considerado o maior autor da língua inglesa, com sua obra traduzida e adaptada para TV, cinema ou literatura em diversos idiomas.Em Londres, foi dono da companhia de teatro "Lord Chamberlain's Men, posteriormente consagrada como King's Men. Escreveu cerca de 40 peças, entre as quais seus grandes sucessos: Hamlet, Rei Lear e Macbeth.A complexidade humana é apresentada em sua obra que mesmo após séculos, segue sendo reproduzida e recriada. Romeu e Julieta é daqueles clássicos que seguem atravessando gerações, como a sua célebre frase de Hamlet: "Ser ou não ser, eis a questão", popular mesmo entre aqueles que não tiveram acesso a sua obra. E, 1610 volta à sua terra natal, na qual produz seu último texto A tempestade. Sua morte, três anos depois, não tem as razões reveladas pela História.
leia mais...
SOBRE WALCYR CARRASCO (ADAPTAÇÃO)
Foto do autor Walcyr Carrasco (adaptação)
Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista com diversos trabalhos premiados. Jornalista de formação, trabalhou por muitos anos em alguns veículos de comunicação na cidade de São Paulo. Iniciou sua carreira como escritor por meio dos textos publicados na revista Recreio. São mais de trinta livros infantojuvenis publicados. Autor de novelas de sucesso para a TV, entre as quais O cravo e a rosa, Chocolate com Pimenta, Xica da Silva. Recebeu o Prêmio Shell de 2003 pela peça Êxtase. E em 2010 foi premiado pela União Brasileira dos Escritores pela tradução e adptação de "A megera domada", de William Shakespeare.
leia mais...
SOBRE NELSON CRUZ
Foto do autor Nelson Cruz
Artista plástico, chargista, escritor e ilustrador, possui um traço bastante característico do cartum e da charge jornalística, oferecendo em sua ilustração ângulos sempre drásticos e dramáticos que dirigem o olhar do leitor. Desde 1998 ilustra para o mercado editorial. Em 2002, foi indicado ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e, em 2004 e 2012, foi indicado para a Lista de Honra do IBBY, International Board on Books for Young People, ambas as indicações pela FNLIJ, seção brasileira do IBBY. Em 2012, os originais do livro Alice no telhado, de sua autoria, participaram, junto com ilustradores de vários países, da exposição Tea with Alice, homenagem aos 150 anos do livro Alice no país das maravilhas, no Museu de História de Oxford, Londres. A mesma exposição foi montada na Fundação Gulbenkiam, em Lisboa. Vem recebendo diversos prêmios, tanto em texto quanto em ilustração, nos certames do Jabuti e da FNLIJ.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35