Seleções > Siga a seta!

SIGA A SETA!

Texto: Isabel Minhós Martins

Ilustração: Andrés Sandoval

Editora:
Nada mal seguir a vida sob a orientação de setas, sem se perder ou errar... mas, incrível mesmo é o espanto que o novo causa, ainda que amedronte um pouco.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Você já experimentou ler as imagens de um livro e só depois fazer a leitura do texto? Se sim, podemos trocar nossas experiências. Se não, te faço fortemente este convite. Andrés Sandoval preparou uma rica experiência visual para a narrativa de Isabel Minhós Martins. É percorrer a página e demorar o olhar, atravessar a Cidade das Setas com a curiosidade de quem visita uma metrópole pela primeira vez e com o encanto de quem consegue enxergar belezas no meio do caos, como um urso tocando piano. A propósito, pause na página desta cena, ela diz tantas coisas!

Concentrando nossa atenção no protagonista: um menino que vive numa cidade totalmente regida por setas. Lá “Todos sabiam o seu rumo e não havia sobressaltos”. A cidade é tão organizada que possui até uma Comissão de Especialistas que se reúne semanalmente para monitorar o regimento de setas, analisar o que pode ser aperfeiçoado, “Nesta escola há muitas crianças. Vamos precisar de milhares de setas...”. Mas, o menino é surpreendido por uma inquietação, uma senhora dúvida: o que poderia haver entre as setas? Nos espaços não percorridos?

Depois de tanto lutar com este pensamento, ele resolve se aventurar e esgueira seu olhar diante dos detalhes de sua cidade. Percebe que desconhecia algumas formas, paisagens e personalidades, e que também não havia realizado muitas coisas prazerosas que as setas de sua cidade não indicavam, como, por exemplo, ir à praia num dia de chuva. Decide oferecer a mesma experiência a outras pessoas e, enquanto todos dormem, troca algumas setas de posição, gerando uma tremenda confusão! Muita gente perdidinha da Silva. No entanto, há pessoas que, assim como ele, apreciam a ideia de estar em lugares inimagináveis e poder sentir a vida de outra maneira.

Viver em sociedade nos exige seguir uma série de acordos, normas, mas até que ponto devemos obedecê-las sem questionamentos? E mais, como são criadas tais convenções? A quem beneficia a padronização de comportamentos? Essas e outras indagações estão implícitas na história narrada. E que valioso é proporcionar ferramentas para a elaboração do pensamento crítico às crianças. É desde cedo, na primeira infância, que construímos o alicerce do que conhecemos por segurança, confiança e autonomia. É desde o princípio que aprendemos de que maneira caminharemos juntos, ainda que respeitando as individualidades.

Sandoval e Minhós compõem juntos um livro ilustrado daqueles que saltam da estante e ganham cadeira cativa na lista de melhores leituras, em qualquer idade. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2012
País: Portugal
ISBN: 9788574065267
DIMENSÕES E ACABAMENTO
27 cm x 21.2 cm x 1 cm
Peso: 558 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
PRÊMIOS
Aconselhado - Plano Nacional de Leitura de Portugal, Recomendado — Gulbenkian/Casa da Leitura, Recomendado pela Anistia Internacional
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Conto, Realismo mágico
ASSUNTOS
Rotina, Rua, Descoberta, Individualidade, Cidade, Escolhas, Liberdade, Espaço urbano, Espaços públicos, Coletividade, Convenções, Andar a pé, Caminhar
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Revista Emília - Resenha
SOBRE ISABEL MINHÓS MARTINS
Foto do autor Isabel Minhós Martins
Isabel Minhós Martins nasceu em Lisboa, em 1974 e, desde pequena, se interessava pelo mundo das histórias e das palavras. Queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra e começou a escrever ainda na infância, tendo produzido alguns textos, poemas e cartas. Escolheu o Design como curso superior e estudou na faculdade de Belas Artes. Durante sua trajetória profissional, trabalhou na área de comunicação para crianças e, em 2004, junto com alguns amigos, fundou a Editora Planeta Tangerina, focada primordialmente na publicação de livros ilustrador. Isabel já publicou mais de 30 livros e recebeu diversos prêmios, entre eles o Hans Christian Andersen em 2017.
leia mais...
SOBRE ANDRÉS SANDOVAL
Foto do autor Andrés Sandoval
Formou-se em Arquitetura (USP). Trabalhou com cenografia e cinema. Desde 2001 dedica-se às artes gráficas, faz ilustrações, estampas e fanzines. Tem publicações por editoras brasileiras e estrangeiras. Desde 2006 colabora com a revista Piauí, na qual ilustra a seção "Esquina".
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35