Seleções > Sete patinhos na lagoa

SETE PATINHOS NA LAGOA

Texto: Caio Riter

Ilustração: Laurent Cardon

Editora: Biruta
Os patinhos nadavam na lagoa quando foram surpreendidos pelo Jacaré Barnabé que estava disposto a tudo para conseguir o seu jantar. Um conto de acumulação divertido e cheio de referências aos contos de fadas.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Sete patinhos nadavam tranquilamente pela lagoa quando apareceu por lá o Jacaré Barnabé. O réptil estava disposto a tudo para devorar cada um dos filhotes e, para isso, usou diversas estratégias: começou com o bom e velho bote, engoliu um dos patinhos, mas as pequenas aves foram ficando cada vez mais astutas, refinando as formas de fugir de seu predador. O Jacaré se disfarça de pirata, passa-se por uma distinta senhora, usa a máscara do Batman e finge ser o herói que caça o bandido. 

A fábula de Caio Riter com ilustrações de Laurent Cardon insere elementos humanos à vida dos animais: um patinho que quer ser artista, outro que sente falta de colo, um jacaré que se fantasia e mente. Em uma história que mistura diversas referências dos contos de fadas, Sete patinhos na lagoa traz um herói enganado pelo vilão até conseguir se salvar com a sua astúcia. Sempre que um dos patos cai na armadilha do jacaré é engolido pelo predador, em uma referência à Chapeuzinho Vermelho e aos Três Porquinhos. No fim, resta a ave mais esperta. 

O texto em versos rimados favorece tanto a musicalidade da língua como a ampliação do vocabulário já que, na busca por rimas, o autor usa sinônimos das palavras, variando seus usos. Além disso, a letra em caixa alta beneficia quem está na fase de alfabetização. 

Nesse conto de acumulação (ou desacumulação, já que o número de patinhos vai diminuindo na lagoa e aumentando na barriga do Jacaré), as ilustrações cheias de movimento retratam um vilão cômico, um tanto estabanado, apesar de esperto. Rimos das trapalhadas desse animal que, afinal de contas, precisa se alimentar. Mas não é ele quem ri por último ...

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788578481117
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23.5 cm x 23.5 cm x 0.4 cm
Peso: 345 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Repertório Cultural, Argumentação
PRÊMIOS
Revista Crescer - 30 melhores livros infantis do ano, Láurea Altamente Recomendável - Criança da FNLIJ, Prêmio FNLIJ - Criança, Prêmio White Ravens
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Numerário, Parlenda
ASSUNTOS
Jacaré e crocodilos, Diversão, Argumentação, Meio Ambiente, Animais, Disfarce, Astúcia, Pato, Artimanhas, Esperteza
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Resenha Veredas do Texto
SOBRE LAURENT CARDON
Foto do autor Laurent Cardon
Artista das imagens, Cardon, que vive no Brasil desde 1995, trabalha com desenhos animados, comerciais, séries e longa-metragens, e também leciona cinema. Seu trabalho o possibilitou viagens por vários países. Em parceria com escritoras e escritores já publicou dezenas de livros, alguns premiados. E também escreveu e ilustrou outros tantos. Atualmente, dedica maior parte do tempo à literatura para crianças.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35