Seleções > Senhor cem cabeças

SENHOR CEM CABEÇAS

Texto: Ghislaine Herbéra

Ilustração: Ghislaine Herbéra

Tradutores: Marcos Siscar

Editora: SESI-SP
Um senhor sem cabeça possui cem cabeças disponíveis no guarda-roupa para serem usadas em todas as ocasiões da vida, basta escolher a mais adequada.
SINOPSE
Foto do resenhista Lucélia Souza
por Lucélia Souza

O Senhor Cem Cabeças é, na verdade, uma criatura sem cabeça! Ele acorda cedinho e já aparece ansioso para escolher a melhor cabeça que se encaixe no seu corpo e expresse tudo que sente:

Preciso de uma cabeça bonita

Como um chapéu bem ajustado

Para impressionar minha visita

Uma fina cabeça de apaixonado

E, uma a uma, ele vai experimentando não só muitas cabeças, mas as dúvidas e as alegrias que sentimos à espera da pessoa amada. Nesse processo incessante de se vestir e se despir, nos deparamos com a representação da vida, os altos e baixos, e as inconstâncias inevitáveis.

A francesa Ghislaine Herbéra, escritora e ilustradora, nos apresenta um leque de possibilidades a partir da rica cultura de máscaras, de diferentes tipos, de várias partes do mundo. Cada máscara traz consigo um grande repertório de expressões e significados. Tem máscara carrancuda, sombria, alegre, raivosa, que provoca risos e até mesmo choro e, assim, cada uma traduz a pluralidade e profundidade das emoções que experienciamos em momentos específicos na nossa vida cotidiana.

As ilustrações, com foco na alegoria das máscaras, buscam reforçar o poder que elas têm em comunicar cada emoção que transita nesse vai e vem das nossas vivências, como as máscaras do teatro nô japonês, que representam medo, ou as da commedia dell’arte italiana, com suas representações de tristeza, alegria e riso.

No final do livro, a autora nos presenteia revelando o lugar de origem das máscaras, na sequência em que elas aparecem na história, tornando ainda mais rico o legado cultural e mostrando como, embora os sentimentos sejam os mesmos, cada cultura tem uma forma poética de representá-los.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: França
ISBN: 9788550405582
DIMENSÕES E ACABAMENTO
20 cm x 20 cm x 1.1 cm
Peso: 350 g
Páginas: 120
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Anedota
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Amor, Arte, Espera, Humor, Diversidade cultural, Paixão, Máscaras, Coleção, Insegurança, Patrimônio cultural, Identidades culturais, Expectativas, Sentimentos, História da Arte
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
10 LIVROS PARA A FASE DE ALFABETIZAÇÃO
SOBRE GHISLAINE HERBÉRA
Foto do autor Ghislaine Herbéra
Ghislaine Herbéra é uma artista múltipla. Formada na Escola de Belas Artes, colabora com diversas companhias de teatro, na França e em todo mundo, como cenógrafa, desenhando figurinos, máscaras e marionetes. Em 2005, produziu seu primeiro espetáculo teatral, João e Maria. Com seu primeiro livro, Senhor cem cabeças, ganhou diversos prêmios, como: Melhor Livro Ilustrado no Salon du livre et la presse jeunesse, em Montreuil (França), e o Prima Opera na Feira do Livro para Crianças de Bolonha, na Itália.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35