Seleções > Selvagem

SELVAGEM

Texto: Roger Mello

Ilustração: Roger Mello

Editora: Global
Um homem se prepara para caçar um tigre e adicionar mais um animal à sua coleção. Mas durante essa narrativa de imagens algo nos surpreende, homem e tigre trocam de lugar, nos levando a refletir sobre quem caça e quem é caçado.
SINOPSE
Foto do resenhista Isabella Zappa
por Isabella Zappa

Um homem se prepara para caçar mais um animal selvagem para a sua coleção. No centro da sala, vemos as malas prontas e o chapéu de safari. Em cima da mesa, um exemplar de O livro da selva, de Rudyard Kipling, que descreve como Mowgli fora perseguido por Shere Khan. Estas são pistas iniciais para a leitura do livro-imagem de Roger Mello, que se inspirou na foto de um tigre-de-sumatra, publicada em uma revista geográfica. Era um dos últimos animais de sua espécie! Curiosamente, antes de partir, o caçador desta narrativa irá retirar a imagem de um tigre de um álbum de fotografias para guardá-la em um porta-retratos.

Ao longo das páginas, as cores assinalam a distância entre o homem e o animal: enquanto o cenário e o protagonista humano aparecem em preto-e-branco, um forte amarelo alaranjado demarca a presença do tigre. A narrativa emprega variados ângulos, como faz o cinema, ao mostrar uma mesma cena sob diferentes pontos de vista. O livro toma um aspecto desconcertante, instigando o leitor a mudar sua perspectiva e questionar as versões unilaterais da realidade. É assim que, nesta ambientação, a porta, o espelho e também o porta-retratos servem como passagens por onde transitam a caça e o caçador, ambos fugindo de seus destinos e igualmente aprisionados.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2010
País: Brasil
ISBN: 9788526014763
DIMENSÕES E ACABAMENTO
16 cm x 23 cm x 0.2 cm
Peso: 290 g
Páginas: 39
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Livro-imagem, Livro sem idade, Realismo crítico, Realismo mágico
ASSUNTOS
Consciência ambiental, Natureza, Ponto de vista, Animais, Animais em extinção, Tigre, Ser Humano, Proteção aos animais
SOBRE ROGER MELLO
Foto do autor Roger Mello
Escritor e ilustrador nascido em Brasília, o premiadíssimo Roger Mello é autor de livros para crianças e jovens, peças de teatro, além de realizar muitos outros trabalhos no campo das visualidades: revista, desenho animado, estamparia, design gráfico, direção de arte. É também ator e cantor de bossa nova. Ao longo dos anos, detém vários prêmios do Jabuti, da ABL, da UBE, estendendo o reconhecimento para a cena internacional, iniciando como o melhor livro do ano da Fondation Espace Enfants (Suíça), em 2002, pela obra Meninos do mangue; homenageado no Escale Brésil, do Salão do Livro de Montreuil (França), em 2005; Prêmio Hans Christian Andersen 2014, conferido a ele como ilustrador, pelo International Board on Book for Young Peope (IBBY) e, no mesmo ano, recebeu ainda o Prêmio Internacional Chen Bochui para melhor autor estrangeiro (China). Tem participado de feiras e exposições de sua obra em diferentes países, transformando o mundo em um lugar sem fronteiras para a expressão de seu carisma e livros.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35