Seleções > Se as coisas fossem mães

SE AS COISAS FOSSEM MÃES

Texto: Sylvia Orthof

Ilustração: Ana Raquel

Editora: Nova Fronteira
Uma obra sensível sobre a essência do que é ser mãe. Sobre mães que se doam, acolhem, cuidam, e que são profundamente humanas, com seus erros, acertos e peculiaridades.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Em um poema, Sylvia Orthof, vislumbrando possíveis características comuns às mães, nos convida a projetá-las em seres inanimados. Como seria se as coisas fossem mães? Já imaginou se a terra fosse mãe? Neste poema, ela seria a mãe das sementes, porque mãe é tudo aquilo que abraça. Já se a chaleira fosse mãe, ela seria da água fervida. E faria chá e remédio para todas as doenças da vida. 

A escritora imagina diferentes objetos sendo mães e projeta neles características de quem tem filho, como o amor e o cuidado. O livro é interessante porque abrange a maternidade e indica que mãe não é só a mãe biológica. E também humaniza essa mãe. Ela acerta, erra, briga e dá amor. Tudo isso é ser mãe. As ilustrações de Ana Raquel são uma homenagem à versão anterior do livro, feita por ela em aquarela, e revelam outro estilo da ilustradora.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788520931677
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24 cm x 21 cm x 0.5 cm
Peso: 98 g
Páginas: 24
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Poesia, Parlenda
ASSUNTOS
Maternidade, Amor, Mãe, Altruísmo, Criança, Acolhimento, Comparações, Cuidados, Disciplina, Educação, Adoção
SOBRE SYLVIA ORTHOF
Foto do autor Sylvia Orthof
Foi escritora e dramaturga. Estudou em Paris na Escola de Teatro fundada por Jean-Louis Barrault e teve aulas de mímica com Marcel Marceau. Trabalhou na década de 1960 no Grupo de Teatro Artistas Unidos, no Teatro Brasileiro de Comédia e na TV Record. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio. É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infanto-juvenil; sua obra, extensa, em torno de cem títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros.
leia mais...
SOBRE ANA RAQUEL
Foto do autor Ana Raquel
Artista gráfica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Raquel ilustra livros infantis há mais de 35 anos. Em 2008, começou a publicar histórias escritas por ela.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35