Seleções > Reconto que passa

RECONTO QUE PASSA

Texto: Salizete Freire Soares

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: Paulinas
Juntando dois textos da tradição oral, Salizete Freire Soares desafia os leitores a lembrar e recontar a mesma lengalenga do fim para o começo ou novos recomeços.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Contos acumulativos e parlendas têm em comum a estrutura da lengalenga, isto é, uma repetição de elementos, seja nome de bichos, gente e objetos, que vai brincando com a memória das crianças e outros ouvintes para tecer uma rede de intrigas e continuidade. É o que acontece na história da Dona Baratinha que encontrou um tostão e procura um noivo ideal para casar ou no brinquedo falado do Cadê o toicinho que ‘tava aqui? que sempre acaba em cócegas e risadas.

Juntando essas duas inspirações e outros ingredientes, a autora Salizete Freire Soares fez um texto que une a tradição galaico-portuguesa com a oralidade brasil-nordestina, neste reconto que passa da boca aos ouvidos para a letra e para um livro ilustrado com imagens mixadas digitalmente por Maurício Negro, evocando o mundo da xilogravura.

O diz-que-me-diz coloca a antiga história de trás para a frente e os novos personagens vão entrando nas páginas: a Árvore que arranca suas folhas, um Pássaro que se despena, o Capim que seca, o Boi de chifres quebrados, uma Fonte que evapora e finalmente a Moça de perna curta e cabelo grande que vai dar um jeito do conto dar a volta e continuar a ser contado!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5
Ano: 2016
País: Brasil
ISBN: 9788535641936
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21.8 cm x 24 cm x 2.4 cm
Peso: 490 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Comunicação, Empatia e cooperação, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Narrativa acumulativa, Fábula e história de animais, Reconto
ASSUNTOS
Folclore, Animais, Nordeste Brasileiro, Sertão, Personagens
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Brincando e Contando | Reconto que passa
SOBRE SALIZETE FREIRE SOARES
Salizete Freire Soares é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora da rede pública de ensino desde 1985, fundadora do Comitê PROLER/RN, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, poeta e escritora.
leia mais...
SOBRE MAURICIO NEGRO
Foto do autor Mauricio Negro
Artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. É membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35