Seleções > Quero ler meu livro

QUERO LER MEU LIVRO

Texto: Koen Van Biesen

Tradutores: Cristiano Zwiesele do Amaral

Editora: Pulo do Gato
As pistas estão todas na capa. É preciso olhar além das imagens e das palavras, através da parede que separa e une as casas, tornando mais sábios, divertidos e amigos os vizinhos.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Um delicioso livro ilustrado para exercitar nosso ponto de vista — através das imagens, da parede que separa as casas, do livro e das palavras. Tudo isso perfaz uma crônica de convivência entre um homem e uma menina que os adultos rotineiramente chamam de... irrequieta!

As pistas estão todas na capa.

O título, na edição brasileira, já indica a fala do personagem adulto de boina xadrez, um par de óculos, vestindo camisa branca, gravata borboleta, colete verde e calças cor de laranja... no entanto, se vemos apenas uma linha, nossa mente completa e dá corpo ao tecido, provavelmente grosso, para aquecer um leitor de sapatos e meias listradas de azul. Da mesma maneira gráfica, a parede que separa as casas está e não está diante de nossos olhos, visto que é representada pelo ângulo entre duas linhas retas. E a pequena vizinha? Vestido vermelho e um estranho laço nos cabelos, mãos nas costas, pensativa, imaginativa das travessuras que poderá aprontar. Atento mesmo, apenas o dachshund de orelhas em pé...

Na qualidade de um bem-humorado álbum ou livro ilustrado, o artista belga Koen Van Biesen se utiliza do que seriam as páginas de guarda para mostrar que em algum lugar de casas encostadinhas umas às outras, numa noite chuvosa de lua cheia, um homem solitário tenta ler um livro. Na abertura das páginas, os personagens serão vistos cada um em seu próprio espaço, tão perto um do outro, mas separados pela “parede invisível” que é a dobra do livro. Os movimentos da menina e do homem são ágeis como dois personagens de cartum, onomatopeias e sinais gráficos de histórias em quadrinhos. Agora imagine quão próximos e distantes estão a criança e os interesses adultos, a agitação e a leitura, a convivência tumultuada e alegre para cada um.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2017
País: Bélgica
ISBN: 9788564974883
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22.6 cm x 23.88 cm x 0.76 cm
Peso: 195 g
Páginas: 44
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Empatia e cooperação, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro sem idade, Anedota, Crônica
ASSUNTOS
Amizade, Livro, Silêncio, Vizinhança, Leitura, Convivência, Concentração, Manias
SOBRE KOEN VAN BIESEN
Koen Van Biesen vive e trabalha na cidade portuária da Antuérpia, na Bélgica. Ele estudou Artes Gráficas Aplicadas, em Sint Lucas School of Arts Antwerpen, e há mais de vinte anos leciona matérias do curso de Especialização de Artes Gráficas, na Academia de Belas Artes de Mortsel. Vem trabalhando como designer gráfico de produtos, logotipos, cartazes, capas de CD e, claro, como autor e ilustrador de livros para crianças. Koen também se dedica à música e toca piano, sua outra paixão.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35