Seleções > Quer ler um livro comigo?

QUER LER UM LIVRO COMIGO?

Texto: Lawrence Schimel

Ilustração: Thiago Lopes

Tradutores: Raquel Parrine

Editora: Callis
Com uma estrutura de conto acumulativo, a narrativa ilustrada celebra a leitura como espaço de inclusão e amizade entre as pessoas, em um cenário urbano repleto de referências tipicamente brasileiras e latino-americanas.
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

O início de um conto é uma das porções mais ricas de informações a respeito do tempo-espaço e das condições sociais dos personagens de uma história — e esta marca informativa pode ser amplificada nas primeiras páginas de um livro ilustrado. Eis aqui um exemplo: um menino negro, no portão de sua casa, os vidros canelados, o isolante elétrico de cerâmica, o fio ali passando, um caixote no canto, o gato remexendo os sacos na lixeira, enfim, o título que é expresso como uma pergunta: quer ler um livro comigo?

O mais importante: o menino tem mesmo um livro debaixo do braço. Ele se chama Antônio e mora numa vila entre uma banca de revistas e uma padaria, mas o que deve também ser notado é o interior de sua casa, os móveis do quarto (onde a história começa), a sala, a cozinha. A mãe está ali, frente a pia cheia de louças, frente a janela com a vista para muitos telhados, quando Antônio pede para compartilhar uma leitura com ela.

No entanto, a resposta é negativa e o menino desce à rua. Vai repetindo o mesmo convite ao padeiro, à dona da barraca de frutas, ao carteiro, à mulher da banca de revistas... Contudo, ninguém está com tempo para uma leitura! Até que o homem cego que ouviu sua lengalenga pra lá e pra cá chama o menino para um dedo de prosa e, se Antônio quiser, ler uma história para ambos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788574169736
DIMENSÕES E ACABAMENTO
24.4 cm x 212 cm x 0.4 cm
Peso: 158 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para refletir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Livro, Representatividade, Trabalho, Narração de Histórias, Deficiência visual, Profissões, Leitura, Invisibilidade social, Sociedade
SOBRE LAWRENCE SCHIMEL
Lawrence Schimel é um escritor e antologista norte-americano que nasceu em Nova Iorque, formou-se em Literatura pela Universidade de Yale, e vive na cidade de Madrid, trabalhando também como tradutor do inglês para o espanhol e vice-versa. Já publicou mais de cento e vinte livros em diferentes gêneros, como fantasia e ficção científica, identificando com temas da cultura LGBTQIA+. Suas obras para crianças tem sido indicadas no catálogo White Ravens, prêmio Crystal Kite e também pelo IBBY, três vezes na categoria Outstranding Books for Young Readers with Disabilies (Livros ilustres para jovens leitores com deficiência).
leia mais...
SOBRE THIAGO LOPES
Vive e trabalha em São Paulo, é desenhista e ilustrador. Cursa pós graduação em design editorial pelo SENAC, é formado em design gráfico pela Faculdade Belas Artes de São Paulo em 2009, com pesquisas realizadas na área de ilustração infantil e design gráfico. Inaugura sua carreira como ilustrador em 2010 quando lança o livro Junta, separa e guarda em parceria com Vera Lucia Dias (editora Callis). É Sócio do Estúdio Kiwi, e já ilustrou diversos títulos e trabalho expográficos com variadas linguagens.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35