Seleções > Que bicho doido!

QUE BICHO DOIDO!

Texto: Enéas Guerra

Ilustração: Enéas Guerra

Editora: Solisluna
Um livro com muitas caras e caretas, sons e confusões, máscaras de bichos que existem, outros não. Com este imagiário de Enéas Guerra, o que vale é inventar vozes e novos bichos doidos...
SINOPSE
Foto do resenhista Peter O' Sagae
por Peter O' Sagae

Olhos assustados, olhos coruscantes, bico reto ou curvo, sorriso de felino ou boca de monstro, orelhas e sobrancelhas, tudo isso junto e misturado, separado ou combinado, fazem a graça deste livro multicolorido para crianças bem pequenas. Na sequência de páginas, vemos rostos animalescos desenhados dentro de uma forma fixa, ao modo de máscara, e, abaixo desses desenhos, onomatopeias que se propõem criar as vozes desses bichos que existem ou foram imaginados pelo autor.

Aparentemente, tudo é muito simples.

Que bicho doido!, de Enéas Guerra, é uma espécie de livro-jogo e também pode ser chamado de imagiário, a fim de entreter os pequenos leitores ao oferecer inicialmente uma atividade de reconhecer figuras e sons, introduzindo a criança no mundo da cultura letrada a partir do que é mais característicos entre todos os seres da natureza: o grito, o berro, o gemido, o piu, a fala pressuposta, o canto. Contudo, muitas outras áreas podem ser acionadas: ao brincarem de fazer caretas ou imitar as várias vozes, pais e filhos virão a estabelecer uma relação afetiva e lúdica de maior proximidade, entrar no jogo do faz de conta, espantar medos, criar percepções sobre bichos reais e suas diferentes formas de representação gráfica.

Ao remeter ao uso da máscara, a participação da criança em outras atividades culturais é alimentada com expressão, desejo, movimento e liberdade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2
Ano: 2012
País: Brasil
ISBN: 9788589059527
DIMENSÕES E ACABAMENTO
18 cm x 18 cm x 1 cm
Peso: 220 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro-jogo e livro-brincante, Imagiário
ASSUNTOS
Onomatopeia, Corpo, Consciência corporal, Criatividade, Arte, Monstros, Máscaras, Animais reais e imaginários, Bicho-papão, Cores e Formas, Comparações, Sons
SOBRE ENÉAS GUERRA
Foto do autor Enéas Guerra
Nasceu em Botucatu, São Paulo. Formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) em 1972 e, desde então, tem se dedicado ao design, à ilustração e às artes gráficas. Desde 1973 mora e trabalha em Salvador na Bahia. Entre os inúmeros trabalhos que realizou, têm destaque as edições de arte de vários livros do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, sendo coautor de dois livros de lendas dos deuses africanos com o mestre Fatumbi – Oxóssi o Caçador e Lendas dos Orixás – publicados em 1981. Seus trabalhos gráficos encontram-se em livros e revistas editados no Brasil e no exterior. É autor dos livros Vaporzinho e Que Bicho Doido!, ambos editados pela Solisluna Editora.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35