Seleções > Quando Pedro tinha nove anos

QUANDO PEDRO TINHA NOVE ANOS

Texto: Mariana Massarani

Ilustração: Mariana Massarani

Editora: Global
Mariana Massarani desenha um Brasil colorido e multicultural como esconderijo para o menino Pedro. Onde ele está?
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Numa terra brasílis de tempos longínquos, desembarca a família real portuguesa. Pedro parece muito animado para desbravar cada cantinho do novo lugar.

Onde está Pedro? É o que todos perguntam em cada página dupla que guarda uma dobradura, revelando uma extensão da ilustração, tudo se amplia aos olhos de quem lê. Imenso é o Brasil, gigantes são as possibilidades de ser criança nesse país, ainda que criança-quase-rei.

Enquanto a família segue seus protocolos e atividades rotineiras, Pedro viaja na leitura de um livro ou dá voltas ao tempo embaixo de uma jabuticabeira na companhia de crianças brasileiras. O menino não está atento aos chamados de sua mãe, nem de seu pai, está no maior deleite, na rede, na companhia do bicho preguiça, do tamanduá, do papagaio, sob a proteção de uma sombrinha verde e amarela. Mesmo as suas seis irmãs não conseguem prender a atenção de Pedrinho. Ele observa o mar, são tantas coisas para descobrir!

E se está na capoeira com os meninos na praia, como ouvir alguém procurando por ele? Se está na pescaria ou na dança de rua com uma turma divertida, como pensar em algo mais? Mas, se todos o procurarem de uma vez só, com a maior atenção, quem sabe o encontram descansando em berço esplêndido?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 0-2, 3-5, 6-8
Ano: 2009
País: Brasil
ISBN: 9788526014008
DIMENSÕES E ACABAMENTO
23 cm x 23 cm x 0.4 cm
Peso: 191 g
Páginas: 41
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento, Repertório Cultural
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro de caça-objetos, Livro-jogo e livro-brincante, Parlenda
ASSUNTOS
Protagonismo negro, Brincadeiras, Infância, Livro, Natureza, Diversão, Descoberta, Representatividade, Diversidade cultural, Fauna, Brasil, Rio de Janeiro, História Geral, Frutas e Flores, Leitura, Cultura, História do Brasil, Cidades brasileiras, Personalidades históricas
SOBRE MARIANA MASSARANI
Foto do autor Mariana Massarani
É uma das mais representativas autoras brasileiras de uma geração que começou seus trabalhos a partir de 1990. Ao lado de Roger Mello e de Graça Lima, integra o coletivo Capa Dura em Cingapura. Com uma identidade própria, ela segue desenhando personagens com a linguagem do cartum, combinando várias técnicas, mas sempre nos apresentando um traço determinado, simples, dinâmico, cheio de bossa e bom humor.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35